O jogo de Canastra, conhecido também como Buraco, Biriba ou Canasta, é um clássico dos jogos de baralho que, embora tenha se tornado extremamente popular no Brasil, não tem origem nacional. Ele foi criado nos anos 1940, no Uruguai, a partir de um jogo chamado 500 Rum.
Com o tempo, suas regras e variantes se espalharam para diversos países da América do Sul, antes de ganhar o mundo, incluindo os Estados Unidos, onde passou a ser conhecido por diferentes nomes. Vamos explorar a história, as regras, e as estratégias que envolvem este jogo envolvente e dinâmico.
História do jogo de Canastra
O surgimento da Canastra remonta ao ano de 1939, em Montevidéu, no Uruguai. Criado por Segundo Santos e Alberto Serrato, o jogo se inspirou no 500 Rum, um baralho com regras semelhantes. Durante os anos 1940, o jogo rapidamente se espalhou por países da América do Sul como Chile, Peru, Brasil e Argentina, onde sofreu variações e refinamentos nas regras.
Em 1949, o jogo chegou aos Estados Unidos e ganhou popularidade, sendo rebatizado como “Argentine Rummy” e, mais tarde, passando a ser regulamentado pela National Canasta Laws Commission.
Objetivo do jogo
O principal objetivo da Canastra é somar o maior número de pontos possível. As pontuações são atribuídas conforme as cartas “baixadas” (ou seja, colocadas na mesa) e as “canastras”, que são sequências de sete ou mais cartas do mesmo naipe. O valor das canastras varia conforme sua limpeza (sem coringas) ou sujidade (com coringas), e sua pontuação pode alcançar valores substanciais dependendo de sua composição:
- Canastra Limpa (sem coringas) vale 200 pontos.
- Canastra Suja (com coringas) vale 100 pontos.
- Canastra Real (de Ás a Rei, sem coringas) pode valer até 500 pontos.
- Canastra de Ás (de Ás a Ás, sem coringas) pode valer até 1000 pontos.
Regras do jogo
- Cartas e preparação: Para jogar, são usados dois baralhos completos de 52 cartas e, opcionalmente, os curingas (jokers) e os 2 (coringas naturais). O jogo pode ser jogado por duplas ou individualmente, sendo que as partidas ocorrem em várias rodadas, até atingir a pontuação estabelecida (geralmente 3.000 ou 5.000 pontos).
- A baixada das cartas: Para pontuar, é necessário “baixar” as cartas, ou seja, colocá-las na mesa em grupos sequenciais de três ou mais cartas. Quando um jogador ou dupla atingir sete cartas em sequência, forma-se uma canastra, e o jogo continua até que todas as cartas sejam jogadas ou uma das duplas atinja a pontuação necessária para vencer.
- O lixo e a estratégia de descarte: O lixo, composto pelas cartas descartadas pelos jogadores, tem um papel crucial no jogo. Os jogadores podem pegar o lixo para formar novos jogos ou completar sequências. A estratégia aqui é essencial: o descarte deve ser feito de maneira estratégica, para não ajudar os adversários a formar canastras ou melhorar suas jogadas. Em jogos com “lixo preso”, o descarte só pode ser pego quando o jogador tenha cartas em mão que formem sequência com a última carta descartada.
- A bater: “Bater” é o termo usado quando um jogador não tem mais cartas em sua mão. Para bater, o jogador precisa ter, no mínimo, uma canastra limpa. No primeiro momento, não é necessário ter canastra, e o jogador pode pegar o “morto” (um conjunto de cartas preparadas no início da rodada). No entanto, a segunda batida só ocorre quando uma dupla já tenha pegado o morto e tenha formado ao menos uma canastra limpa.
Tipos de canastra
O jogo de Canastra possui diferentes tipos de canastras, que podem ser sujas ou limpas. As variações incluem:
- Canastra Suja: Usando pelo menos uma carta coringa.
- Canastra Limpa: Não usa coringas, é formada apenas por cartas em sequência.
- Canastra de Quinhentos: Vai de Ás a Rei (sem coringas).
- Canastra Real: Uma sequência do Ás ao Ás, sem coringas.
Além disso, existe uma variação chamada “lavadeira”, onde o jogador utiliza cartas iguais de diferentes naipes, mas elas não formam uma canastra tradicional e não têm valor específico.
Pontuação no jogo de canastra
A pontuação no jogo é determinada por uma combinação dos seguintes fatores:
Cartas Individuais:
- Cartas de 3 a 7 valem 5 pontos.
- Cartas de 8 a Rei valem 10 pontos.
- O Ás vale 15 pontos.
- O Coringa (joker) vale 20 pontos.
Canastras:
- Canastra Suja: 100 pontos.
- Canastra Limpa: 200 pontos.
- Canastra Real: 500 pontos.
- Canastra de Ás: 1000 pontos.
Bater: Quando a dupla bate, ela recebe 50 pontos pela batida. Caso o jogador perca o “morto”, é descontado 100 pontos.
Embora o jogo de Canastra não tenha origem brasileira, sua popularidade no Brasil e na América Latina é inegável. Se você está aprendendo a jogar ou já é um veterano, a Canastra oferece sempre um desafio divertido e envolvente.