O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue aplicando as regras definidas pela Reforma da Previdência de 2019, que alterou os critérios de aposentadoria para os segurados.
Recentemente, surgiram questionamentos sobre a possibilidade de o INSS cancelar a exigência de idade mínima para aposentadoria. Entretanto, é importante esclarecer que essa mudança não está em discussão e que as regras continuam em vigor, com ajustes anuais até 2031.
Regras de transição para aposentadoria em 2025
A Reforma da Previdência instituiu regras de transição para aqueles que já estavam inseridos no mercado de trabalho antes da mudança das normas. Em 2025, as exigências serão as seguintes:
- Idade mínima: 59 anos para mulheres e 64 anos para homens.
- Tempo de contribuição: 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.
- Pontuação: Somatório da idade com o tempo de contribuição deve ser de 92 pontos para mulheres e 102 pontos para homens.
Essas regras continuam se ajustando anualmente até que, em 2031, a idade mínima atinja 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com tempo mínimo de contribuição mantido.
Como consultar o tempo restante para a aposentadoria
O INSS disponibiliza diferentes modalidades de aposentadoria para atender às situações específicas de cada trabalhador. Algumas das principais opções incluem:
- Regra do Pedágio de 50%: Aplicável a quem estava próximo da aposentadoria em 2019 e exige apenas o cumprimento de um adicional de 50% do tempo que faltava para completar o tempo de contribuição.
- Regra do Pedágio de 100%: Para quem já tinha contribuído por 28 anos e 1 dia antes da reforma. Exige o dobro do tempo restante de contribuição e idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 para homens.
- Aposentadoria por Idade: Exige um tempo mínimo de 15 anos de contribuição e idade de 62 anos para mulheres e 65 para homens.
Para saber exatamente quando poderá se aposentar, o segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS e utilizar a ferramenta “Simular Aposentadoria”. O serviço permite calcular o tempo restante e verificar qual modalidade será mais vantajosa.