O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) emitiu um alerta importante à população, desmentindo rumores e esclarecendo a situação sobre o cadastro de biometria para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).
A informação de que seria necessário realizar um cadastramento de biometria nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é totalmente falsa. O MDS esclarece que não há, em nenhum momento, a obrigatoriedade de realizar esse procedimento para garantir o recebimento do benefício.
Nos últimos dias, uma série de notícias falsas começaram a circular nas redes sociais e em diversos sites não oficiais, afirmando que as famílias beneficiárias do Bolsa Família precisariam comparecer aos CRAS para registrar a biometria, sob pena de perderem o direito ao benefício. Essas informações são enganosas e não possuem qualquer respaldo ou orientação do Ministério.
Procedimento necessário
O MDS esclarece que a única forma oficial de comunicação com os beneficiários do Bolsa Família é através de mensagens enviadas pelos extratos bancários e pelo aplicativo oficial do programa.
Em casos excepcionais de comunicação adicional, como o envio de SMS ou mensagens via WhatsApp, o ministério fará um aviso prévio aos estados e municípios por meio de seus canais oficiais, garantindo que a população tenha ciência do que está sendo solicitado e da veracidade das informações.
Este episódio traz à tona a necessidade de um maior cuidado ao consumir informações online. Muitas vezes, notícias falsas podem se espalhar rapidamente, causando pânico e confusão. O MDS reforça a orientação de que qualquer informação relacionada a benefícios sociais deve ser verificada exclusivamente por meio dos canais oficiais, como o aplicativo do Bolsa Família e os sites e números oficiais do governo federal, estadual e municipal.
Como evitar fraudes?
Além de se atentar à veracidade das informações, os beneficiários devem tomar cuidado com possíveis golpes relacionados ao Bolsa Família. Algumas fraudes podem ocorrer em forma de ligações telefônicas ou mensagens em que criminosos tentam enganar as pessoas, solicitando dados pessoais ou dinheiro para atualização cadastral.
O MDS orienta a todos que, ao receberem qualquer tipo de mensagem suspeita, evitem fornecer dados sensíveis e que, caso sintam-se inseguros, procurem a orientação de um profissional ou diretamente os canais de atendimento do programa.
Canais oficiais do MDS
O MDS reforça que a melhor forma de manter-se informado sobre o Programa Bolsa Família é utilizando os seguintes meios de comunicação:
- Aplicativo oficial do Bolsa Família: O app é o principal canal para informações e atualizações sobre o benefício.
- Extratos bancários: Mensagens enviadas diretamente para os beneficiários através dos extratos de pagamento.
- Sites e redes sociais do MDS: O site oficial do Ministério, bem como suas redes sociais, são fontes confiáveis para esclarecimentos e comunicados importantes.
- WhatsApp e SMS oficiais: Em casos especiais, o MDS pode utilizar essas ferramentas para alertar sobre atualizações de forma clara e transparente.
O MDS também reforça que, no caso de alguma atualização de cadastro ou mudança nos processos do Bolsa Família, isso será feito de maneira oficial e comunicada adequadamente. As famílias devem seguir as orientações fornecidas por meio dos canais estabelecidos, sem necessidade de sair de casa ou realizar qualquer tipo de procedimento fora do padrão já estabelecido.