A inteligência artificial (IA) já faz parte do nosso dia a dia. Ela ajuda em tarefas do trabalho, gera imagens criativas e facilita muitas atividades. Mas, nas mãos erradas, pode virar uma ferramenta perigosa.
Golpes virtuais estão se tornando mais sofisticados, e a IA tem sido usada para enganar as pessoas de formas cada vez mais convincentes. Por isso, é essencial redobrar a atenção.
Ainda estamos aprendendo a lidar com o avanço da inteligência artificial. Isso nos deixa mais expostos e, infelizmente, mais frágeis diante de fraudes que se aproveitam dessa tecnologia. Informar-se é fundamental. Entender os riscos e saber como se proteger pode evitar prejuízos sérios.
O golpe que está se espalhando pelo mundo
Um dos golpes mais comuns hoje une dois elementos perigosos: a ligação telefônica e a clonagem de voz por inteligência artificial. A ligação é um meio acessível a todos, diferente de e-mails, SMS ou aplicativos, que muitos já evitam.
Usando IA, criminosos conseguem imitar a voz de familiares ou até de funcionários de bancos e órgãos públicos. Assim, fazem pedidos que parecem legítimos. Tudo isso sem gastar quase nada.
Atenção redobrada ao atender o telefone
Ao receber uma ligação, desconfie sempre. Mesmo que a voz pareça familiar ou que a pessoa tenha seus dados, não forneça informações pessoais. Golpistas conseguem parecer muito convincentes.
Eles podem pedir senhas, códigos ou outras informações sensíveis. E, com esses dados em mãos, conseguem esvaziar contas, roubar identidade e até aplicar novos golpes no futuro. Por isso, sempre se certifique de que aquela voz é realmente de um conhecido ou familiar e uma frase como essa: “Essa é a senha da minha conta”, pode ser muita perigosa.
O cenário é preocupante. Esses golpes estão se tornando cada vez mais comuns e sofisticados. Por isso, é essencial manter a atenção alta o tempo todo. Desconfie. Confirme. E, na dúvida, desligue. Uma simples frase dita ao telefone pode custar todo o seu dinheiro.