O Mercado de Origem, localizado do município de Belo Horizonte, Minas Gerais (MG), está sediando, neste fim de semana, dias 29 e 30 de março, a Feira do Pistache. O evento vem destacando o recente crescimento da popularidade desta semente, originária do Oriente Médio, no Brasil.
Foi pensando nisso, que o evento reuniu mais de dez expositores que estão apresentam uma variedade de produtos elaborados com o famoso pistache. Estão incluído: bolos, tortas, pizzas, doces, salgados, sorvetes e até mesmo sabonetes.
Outro detalhe importante e que precisa ser mencionado é que essa iniciativa tem como principal objetivo demonstrar a versatilidade desse ingrediente, que tem conquistado espaço na gastronomia e em outros segmentos brasileiros.
Pistache está na culinária e nos cosméticos
O pistache tem se destacado no mercado brasileiro nos últimos anos. Em 2024, o país importou mais de 1.000 toneladas da semente, número três vezes superior ao registrado em 2022.
Esse aumento reflete o interesse crescente por alimentos saudáveis e versáteis. Além de seu uso tradicional em sobremesas e lanches, o pistache tem sido incorporado em produtos de beleza, evidenciando sua multifuncionalidade.
Detalhes do evento
Vale mencionar que o evento começou no últimos sábado e segue neste domingo, com diversas atrações. Veja alguns detalhes do evento a seguir:
- Datas: 29 e 30 de março (sábado e domingo)
- Horário: 9h às 18h
- Local: Mercado de Origem – Rua Adriano Chaves Matos, 447, Olhos D’Água, Belo Horizonte
- Entrada: Gratuita
É importante mencionar que o Mercado de Origem tem se consolidado como um polo gastronômico e cultural em Belo Horizonte, promovendo eventos que valorizam ingredientes específicos e incentivam a diversidade culinária
Um detalhe importante sobre a Feira do Pistache, é que ela é mais uma oportunidade para o público explorar novas combinações e aplicações dessa semente que vem conquistando paladares e ampliando seu espaço no mercado brasileiro.