Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas Mais Tendências

Desastre causado por colapso de minas exploradas é concretizado em Mostra

Por Yasmin Henrique
13/02/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Desastre causado por colapso de minas exploradas é concretizado em Mostra

"Maceió afunda em lágrimas!" foi pintada em rua do bairro do Pinheiro, em Maceió (Foto: reprodução/Mayra Costa)

Share on FacebookShare on Twitter

Desde segunda-feira, a exposição Memórias Soterradas está em cartaz no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, em Maceió. A mostra proporciona uma experiência imersiva nas histórias, memórias e expressões artísticas das comunidades afetadas pelo maior desastre socioambiental já registrado em uma área urbana: o colapso provocado pela mineração da Braskem na capital alagoana.

A mostra é fruto do projeto Cidade de Afetos, realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal), que agora alcança sua segunda edição. A iniciativa nasceu com o objetivo de transformar as vivências das comunidades atingidas pelo desastre, empregando a arte como meio de expressão para preservar memórias, dar voz às lutas e evidenciar atos de resistência.

Desastre causado por colapso de minas exploradas é concretizado em Mostra
Memórias Soterradas (Foto: divulgação)

A exposição Memórias Soterradas segue em exibição até o dia 8 de março, com acesso livre ao público. O projeto Cidade de Afetos já recebeu reconhecimento em editais culturais e foi premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reforçando sua importância na valorização da memória coletiva e no fortalecimento da identidade cultural das comunidades impactadas.

Propósito da Mostra

Inicialmente, o projeto atuou junto a moradores e ex-moradores dos cinco bairros mais afetados — Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol. Posteriormente, as ações foram estendidas para comunidades vizinhas à área de afundamento, como os Flexais, Levada e Vergel do Lago, ampliando o impacto da iniciativa.

Isadora Padilha, criadora do Cidade de Afetos, ressalta que a exposição tem o objetivo de converter as dores e perdas das comunidades em expressões culturais marcantes. “Os visitantes irão se deparar com um forte caráter de denúncia e uma variedade de linguagens autênticas, incluindo fotografias, grafites, cartazes urbanos, instalações artísticas e performances culturais”, enfatiza.

Além das obras expostas, o projeto realiza oficinas ministradas por Ana Letícia Cordeiro, Giselle Torres Chaves, Synara Holanda e Taísa Theberge. Essas atividades estimulam a produção colaborativa e resgatam memórias afetivas, dando origem a criações que integram a mostra.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Receita Federal revela nova ferramenta para proteger seu CPF

Receita Federal revela nova ferramenta para proteger seu CPF

Confira!

Alunos de alta renda com carros de luxo são beneficiados por programa - Imagem: Roberto Zacarias/Secom-SC

Alunos de alta renda com carros de luxo são beneficiados por programa

07/06/2025
Léo Lins - Reprodução

Quais foram as piadas que condenaram Leo Lins a prisão?

07/06/2025
Você vai se surpreender com a quantidade de água que deve beber por dia - Imagem: Pixabay

Você vai se surpreender com a quantidade de água que deve beber por dia

07/06/2025
  • Contato

Tribuna de Minas

Fechar Modal
MULTA NA CNH APÓS COMER BANANA
MULTA NA CNH APÓS COMER BANANA
Valor pode ser de R$ 2.934,70
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas