Uma tecnologia pioneira, que lembra um app de navegação para carros, está transformando a forma como as rotas aéreas são planejadas no Brasil. A Azul Linhas Aéreas incorporou o sistema OptiDirect, que, em tempo real, identifica caminhos mais curtos durante os voos. Isso possibilita a redução do consumo de combustível, a queda nos custos operacionais e a melhoria nos tempos de deslocamento.
Ao contrário das estradas, as rotas aéreas nem sempre correspondem à linha mais reta entre dois aeroportos. Essas rotas são traçadas para evitar obstáculos naturais, organizar o tráfego aéreo e assegurar a segurança, mantendo os aviões separados por diferentes altitudes e trajetos específicos.
Waze aéreo
O software atua justamente nesses desvios, oferecendo rotas alternativas para os voos que são mais rápidas, seguras e econômicas. O OptiDirect funciona de modo semelhante a aplicativos de trânsito, como o Waze, porém voltado para a aviação.
Ele processa uma vasta quantidade de dados sobre voos anteriores, trajetos, planejamentos e até informações meteorológicas, para identificar as melhores chances de trajetos mais diretos, sempre respeitando as aprovações do controle de tráfego aéreo. As recomendações aparecem em tablets na cabine do piloto, que tem total autonomia para aceitar ou recusar a alteração da rota, sem qualquer imposição do sistema.
Aplicações nos voos
Desde que começou a usar o OptiDirect, a Azul obteve uma economia expressiva. Em 2024, a empresa reduziu o consumo de combustível em 15,6 milhões de litros nas fases de subida e descida, quantidade suficiente para abastecer a ponte aérea Rio-São Paulo por dois anos. Para 2025, a expectativa é economizar cerca de R$ 29 milhões, uma quantia relevante em um setor onde o combustível pode representar até 40% dos custos operacionais.
Além dos benefícios econômicos, a tecnologia também ajuda a reduzir as emissões de carbono da aviação, alinhando-se às metas de neutralidade previstas para 2050. O sistema foca em pequenas otimizações em praticamente todos os voos, acumulando economias significativas ao longo do tempo.
Além disso, o software melhora o desempenho nas fases de subida e descida, momentos de maior consumo de combustível, resultando em voos mais eficientes e rápidos. A longo prazo, os atalhos mais utilizados poderão ser integrados às rotas oficiais, contribuindo para um tráfego aéreo mais sustentável e eficaz.