O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou o pagamento antecipado do Bolsa Família que, em abril, começa já no dia 15. A antecipação deve ser feita para famílias que moram em cidades que decretaram estado de calamidade pública.
Nesse caso, o benefício ficará disponível na conta digital do Caixa Tem já no dia 15 de abril, ignorando o calendário oficial do Bolsa Família.
Calendário do Bolsa Família de abril
O pagamento do Bolsa Família é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF), seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Sendo assim, confira o calendário completo a seguir:
- NIS final 1: 15 de abril;
- NIS final 2: 16 de abril;
- NIS final 3: 17 de abril;
- NIS final 4: 22 de abril;
- NIS final 5: 23 de abril;
- NIS final 6: 24 de abril;
- NIS final 7: 25 de abril;
- NIS final 8: 28 de abril;
- NIS final 9: 29 de abril;
- NIS final 0: 30 de abril.
Como já mencionado, anteriormente, o pagamento do Bolsa Família de abril começa no dia 15. Isso acontece porque nos dias 18 e 21 deste mês o repasse será interrompido devido aos respectivos feriados: Sexta-feira Santa e Tiradentes.
Como o pagamento é feito sempre nos últimos dez dias úteis do mês, o repasse costuma ser interrompido em feriados nacionais, uma vez que essas datas não se enquadram como dias úteis.
Pensando nisso, a Caixa Econômica, responsável por criar o calendário do Bolsa Família, definiu o primeiro dia de repasse para o dia 15, garantindo que todos os beneficiários, sem exceção, tenha acesso ao programa de transferência de renda no mês de abril.
Valor do Bolsa Família de abril
O valor do Bolsa Família é definido pela quantidade de pessoas que vivem na mesma casa e compartilham da mesma renda. Desse modo, o valor deve ser equivalente a R$142,00 por pessoa. Entretanto, o MDS confirmou que nenhuma família, por menor que seja, deve receber menos de R$600,00 por mês.
Além disso, o valor poderá aumentar se a família tiver direito aos benefícios adicionais do programa de transferência de renda. Para saber quando e quanto irá receber, basta acessar o aplicativo do Caixa Tem ou Bolsa Família.