Os cães farejam o tempo todo e pesquisas apontam que o seu olfato em 100 mil vezes melhor do que o olfato humano. Mas o que poucas pessoas sabem é esses animais possuem uma habilidade incrível. Uma pesquisa realizada por veterinários sugere que os cães podem detectar doenças como câncer, tuberculose e até mesmo a Covid-19, apenas usando o olfato.
Isso acontece que os cães conseguem detectar os compostos orgânicos (VOCs) que são liberados por células mortas presentes do corpo humano. Além disso, cada doença vai produzir uma VOC diferente, como uma espécie de assinatura química única, que pode ser identificada por cães treinados.
Em aeroportos, cães treinados para detectar a presença de Covdi-19 tiveram cerca de 99% de precisão. Com isso, os cães conseguem prevenir crimes e doenças, identificando os passageiros apenas se baseando em seu cheiro.
Outro detalhe que chama atenção é que os cães podem alertar os seus tutores sobre problemas graves de saúde. Existem relatos que dizem que os animais costumam lamber e cheira partes do corpo do dono que, posteriormente, foi diagnosticado com câncer.
Mas vale mencionar que cães gostam de lamber e que essa é uma característica normal. Então não precisa ficar alarmado se o seu cãozinho começar a lamber o seu rosto ou outras partes do seu corpo.
Outras doenças detectadas pelos cães
Além do câncer, os cães demonstraram a capacidade de detectar doenças como Clostridium difficile e doenças do trato urinário. Cães de assistência são usados por pessoas com diabetes para detectar alterações no açúcar no sangue e prevenir hipoglicemia ou hiperglicemia. Há também a questão dos cães verem a presa antes que ela aconteça e alertarem seus donos a tempo.
Os cães também apresentam alterações hormonais em seus corpos, assim como as vividas por mulheres grávidas. Mesmo sem treinamento, foi relatado que cães apresentam vários comportamentos, como observar a gravidez ou os seios de seus donos muito antes de a gravidez ser confirmada.