Os programas sociais do Brasil, voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, são cruciais para a criação de um cenário igualitário no país. Sendo assim, um dos programas recentes mais importantes é a Assistência Integrada lançada pelo Departamento de Cidadania em outubro de 2021.
O Apoio à Entrada está disponível para beneficiário do Benefício de Prestação Continuado (BPC) que ingressam no mercado de trabalho. O seu objetivo é incentivar as pessoas com deficiência a permanecerem ativas e independentes. Se o valor for igual a meio salário mínimo (R$ 550), poderão ser pagos rendimentos e custos trabalhistas, desde que não ultrapassem o dobro do salário mínimo.
Para receber auxílio-emprego, os interessados deverão reunir outras condições além de vínculo empregatício estável. É importante que você cadastre e atualize seus dados pessoais no Cartório de Cadastro de Pessoas Físicas (CadÚnico), tenha uma boa caderneta de poupança e cumpra as exigências do BPC (como limite de renda familiar).
Porém, sem considerar o custo ou a importância da ajuda financeira que pode facilitar a vida das famílias. O número pode ser cadastrado para benefícios por meio dos canais do INSS, como o programa Meu INSS, a central de atendimento 135 e agentes de campo.
Impacto Social e Econômico dos benefícios
Além do apoio financeiro, o programa promove o envolvimento da comunidade e o desenvolvimento profissional. Para as pessoas com deficiência, esta é uma oportunidade de boa cidadania, liberdade e oportunidades de emprego.
Do ponto de vista empresarial, esta subvenção ajuda empresas com mais de 100 postos de trabalho a cumprir a lei de distribuição de bens e a estabelecer condições de emprego para pessoas com deficiência. Estas relações ajudam a criar um ambiente diversificado e inclusivo, a melhorar as relações no local de trabalho e a partilhar experiências.
Melhorar os dados de inclusão e programas como o apoiam a inclusão, ajudam os governos a reduzir a desigualdade e a melhorar o acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Os benefícios desses programas beneficiam todas as comunidades, promovem a autonomia, promovem a igualdade e oferecem oportunidades para a participação brasileira.