Um estudo realizado pela empresa de telecomunicações O2, gestora da The O2 Arena em Londres, em colaboração com um especialista em ciência comportamental da Goldsmith’s, University of London, revelou que frequentar shows ao vivo pode melhorar o bem-estar e até aumentar a longevidade.
A pesquisa sugere que assistir um a cada 15 dias pode prolongar a vida em até nove anos. De acordo com os pesquisadores, apenas 20 minutos em uma apresentação ao vivo já proporcionam um aumento de 21% na sensação de bem-estar.
Esse efeito benéfico, conforme apontam outras pesquisas, está diretamente relacionado a uma vida mais longa. Patrick Fagan, professor associado da Goldsmith’s, e a O2 ressaltam que os dados indicam uma relação entre a participação em shows e o aumento da longevidade.
Análise dos shows
Para obter esses resultados, os pesquisadores conduziram testes psicométricos e monitoraram a frequência cardíaca em diferentes atividades associadas ao bem-estar, como ioga, caminhadas com cães e shows ao vivo. Os dados revelaram que, além de melhorar o bem-estar geral, a autoestima e a conexão social aumentaram em 25%, enquanto a estimulação mental registrou um expressivo crescimento de 75%.
Os indivíduos que assistiam a apresentações ao vivo pelo menos quinzenalmente foram os que mais atribuíram a pontuação máxima, 10 em uma escala de 10, para aspectos como felicidade, satisfação, produtividade e autoestima.
Impacto na expectativa de vida
“Nosso estudo demonstra a influência significativa na saúde, felicidade e bem-estar, com a frequência quinzenal ou regular sendo um elemento essencial“, afirmou Fagan no comunicado da O2. “Ao integrar nossas descobertas com os dados da pesquisa da empresa, podemos sugerir que assistir a um show a cada quinze dias pode contribuir para um acréscimo de quase uma década na expectativa de vida.“
A diretora de marketing da O2 destacou que a experiência de ver um artista favorito ao vivo é amplamente reconhecida como algo incrível e acrescentou que agora há evidências científicas que comprovam esse impacto. A O2 gerencia 20 casas de espetáculos no Reino Unido, entre elas a renomada The O2 Arena, que recebeu 10 milhões de visitantes somente em 2024.