Historicamente, a Copa do Mundo se popularizou por ser um torneio que promove a inclusão e o respeito às diferenças culturais e sociais ao redor do mundo. Desde a sua criação em 1930, a FIFA organiza o torneio de seleções. No entanto, em duas oportunidades, a entidade internacional foi obrigada a cancelar o evento em meio às guerras que aconteciam no planeta.
Após a Copa do Mundo de 1938, disputada na Itália, a FIFA havia determinado que escolheria a sede do torneio seguinte em 1940, dois anos antes do início. Na ocasião, a Alemanha Nazista, o Brasil e a Argentina haviam formalizado o convite para sediar o torneio em 1942. O presidente da FIFA na época, Jules Rimet, chegou a visitar as instalações dos três países. Porém, com a eclosão da guerra na Europa em 1939, a entidade internacional suspendeu o congresso e, por consequência, a realização da competição.
As principais razões que levaram ao adiamento da Copa do Mundo para 1946 foram as dificuldades logísticas que cada seleção classificada enfrentaria para se deslocar ao país-sede do torneio. As rotas marítimas e aéreas estavam sob forte escolta militar dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial. Outra questão importante levantada pelo jornalista Mateus Peres, do portal Metrópoles, foi o alistamento militar de vários jogadores de futebol para as trincheiras no início dos anos 1940.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial após o lançamento das bombas atômicas em Nagasaki e Hiroshima em 1945, a FIFA esperava realizar o torneio de seleções em 1946. Porém, com o cenário de destruição total no continente europeu, Japão e em países do continente asiático; e a economia mundial em colapso, fizeram com que a entidade adiasse mais uma vez a competição para 1950.
Depois de um hiato de 12 anos sem Copas do Mundo, a FIFA escolheu o Brasil para sediar a Copa do Mundo de 1950 e, desde então, o torneio tem sido disputado regularmente a cada quatro anos.
Copa criada pela Alemanha
Em 1942, após a confirmação do cancelamento da Copa do Mundo pela FIFA, o regime alemão resolveu promover um torneio amistoso contra a seleção da Suécia, como forma de propaganda política. Para conquistar a competição, a federação alemã de futebol ganhou a incorporação de atletas austríacos. O país havia sido anexado pela Alemanha Nazista em anos anteriores.
No entanto, para a surpresa de Hitler e todo o escalão nazista, o time alemão foi superado pelos suecos em meio à 98.000 espectadores no estádio Olímpico de Berlim pelo placar de 3 a 2. O fuhrer ese enfureceu com o vexame dos alemães e chegou a colocar alguns jogadores para a linha de frente do exército nazista na Segunda Guerra Mundial.
Outros personagens daquela partida, como o técnico Sepp Herberger e o atacante Fritz Walter, permaneceram no futebol e foram peças importantes na conquista da Alemanha Ocidental na Copa do Mundo de 1954, na Suíça.





