Nesta quarta-feira (01/04), a diretoria do Flamengo surpreeendeu a torcida rubro-negra com uma nota oficial envolvendo o astro português Cristiano Ronaldo. O clube carioca está exigindo o pagamento de um valor referente a um de seus jogadores formados na categoria de base.
O atacante português de 41 anos do Al Nassr foi citado na nota oficial flamenguista a respeito de uma dívida do Almería, clube espanhol comprado recentemente por CR7, relacionada a venda do atacante Lázaro. O Flamengo exige o pagamento de 1,8 milhões de euros (R$ 10,8 milhões) a mais de 590 dias.
O Flamengo entende que o clube espanhol de Cristiano Ronaldo está deliberadamente utilizando de manobras judiciais para adiar o pagamento dos valores devidos.
Confira a íntegra da nota oficial do Flamengo publicada nas redes sociais:
ALMERIA DEVE AO FLAMENGO CERCA DE € 1,8 MILHÃO HÁ 590 DIAS
Em fevereiro o atleta Cristiano Ronaldo adquiriu 25% do clube espanhol. O Clube de Regatas do Flamengo vem a público manifestar seu veemente repúdio à conduta adotada pelo clube espanhol UD Almería, pelo descumprimento de obrigação contratual assumida na transferência do atleta Lázaro, realizada em agosto de 2022. Há 590 dias em situação de inadimplência, o clube acumula uma dívida estimada em mais de € 1.8 milhão, em flagrante desrespeito aos compromissos firmados e às normas que regem as relações no futebol internacional.
O caso é objetivo e inequívoco: há obrigação contratual expressa que atribui ao clube espanhol a responsabilidade pelo pagamento ou reembolso dos tributos incidentes na Espanha. Ainda assim, mesmo após o Flamengo ter sido compelido a arcar com tais valores — no montante superior a € 1,5 milhão — e após decisão formal da FIFA reconhecendo integralmente seu direito ao reembolso, o Almería opta por não cumprir sua obrigação. O débito após 590 de inadimplência é superior a € 1.800.000,00.
Em vez disso, adota uma postura reiterada de resistência, utilizando-se de expedientes processuais com caráter eminentemente protelatório, em claro descompasso com os princípios de boa-fé, lealdade contratual e integridade que devem nortear as relações entre clubes no futebol internacional.
Não se trata de um inadimplemento pontual, mas de uma conduta consciente e deliberada de postergação, que fragiliza a segurança jurídica das relações contratuais no futebol e compromete a credibilidade do sistema. O Flamengo confia que os órgãos competentes, em especial o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), darão a devida resposta a esse comportamento, assegurando o cumprimento das decisões já proferidas no âmbito da FIFA e a observância dos compromissos assumidos.
O Clube seguirá firme na defesa de seus direitos e na proteção da integridade das relações contratuais no futebol, alertando e buscando uma reação contundente por parte de clubes, entidades e reguladores.
Clube de Regatas do Flamengo
Até o momento, o Almería não se pronunciou sobre a situação.
Flamengo deve ter grupo completo na quinta-feira
Após a parada da data FIFA, os jogadores convocados do Flamengo estão se reapresentando com o restante do grupo em Atibaia no interior paulista. O técnico Leonardo Jardim espera contar com todos os jogadores que estiveram defendendo suas seleções nos últimos 10 dias.
Gonzalo Plata foi um dos primeiros a chegar na concentração ao lado de Carrascal. O colombiano é esperado para começar a partida contra o Bragantino, no Estádio Cícero de Souza Marques.
Outro jogador que pode iniciar a partida nesta quinta-feira é o zagueiro Léo Pereira. O defensor foi titular na Seleção Brasileira no amistoso contra a Croácia, mas a comissão técnica flamenguista entende que o atleta poderá jogar em alto nível.
Já os uruguaios Arrascaeta, Varela e de la Cruz devem ser relacionados mas tendência é que comecem a partida no banco de reservas.





