Um chocolate inovador produzido no Brasil atraiu a atenção de especialistas em sustentabilidade e alimentação infantil ao ser selecionado para o programa internacional Youth Impact: Because You Matter, da UNESCO, em parceria com a Nestlé.
A iniciativa contempla 100 projetos desenvolvidos por jovens de diversas partes do mundo que propõem soluções para desafios ambientais, sociais e climáticos. A inclusão da proposta brasileira destaca a crescente capacidade de ciência aplicada a problemas globais.
Chocolate sem gordura
O projeto selecionado, conduzido pela start-up Nutricandies, foi desenvolvido na Universidade Federal de Goiás por meio de pesquisas realizadas no laboratório do Centro de Empreendedorismo e Incubação do CEI/UFG.
O destaque da iniciativa é o Chocolate Mel de Cacau, considerado o primeiro chocolate do mundo sem gordura, com baixíssimo valor calórico e formulação minimalista composta por apenas três ingredientes. A inovação surgiu de estudos voltados à melhoria da alimentação infantil utilizando bases alimentares alternativas.
Durante a pesquisa, os pesquisadores identificaram no mel de cacau, subproduto doce, rico em minerais e antioxidantes, frequentemente descartado na produção do cacau, uma alternativa ao açúcar refinado e à manteiga de cacau.
Combinado ao cacau em pó, o mel de cacau possibilitou a criação de um chocolate com textura pastosa e sabor equilibrado, confirmado positivamente pelos primeiros consumidores.
Destaque na Unesco
Comercializado desde 2025, o produto tem recebido avaliação positiva do público, que aponta semelhança com o sabor do chocolate meio amargo sem qualquer retrogosto desagradável.
Além de seus benefícios nutricionais, a tecnologia representa um avanço em sustentabilidade, ao transformar um resíduo agroindustrial em ingrediente útil, promovendo uma nova fonte de renda para produtores de cacau e fortalecendo cadeias produtivas locais por meio de práticas de economia circular.
A seleção para o programa da UNESCO garante bolsas, capacitações e mentorias por seis meses, culminando em apresentação na França. Para Gustavo Rocha, fundador da Nutricandies, a oportunidade valida anos de pesquisa e reforça o papel da ciência na criação de soluções alimentares sustentáveis.





