Alimentos industrializados similares estão presentes em diversas categorias, especialmente entre os derivados do leite. Além de requeijão, leite condensado e leite em pó, o queijo também pode gerar confusão para consumidores que não verificam os rótulos com atenção.
Durante uma visita a um atacarejo em Fortaleza, foi encontrado um queijo muçarela processado que, à primeira vista, se assemelha à versão tradicional. Porém, ao analisar sua composição, observou-se a presença de fécula de batata e aditivos, como os emulsificantes hidrogenofosfato de di-sódio e polifosfato de sódio.
Curiosamente, ao contrário de outros produtos similares no mercado, essa muçarela processada apresentava um valor mais elevado do que a versão tradicional. Comercializada em peças de 3,7 kg, seu preço era de R$ 49,90 por quilo, enquanto a muçarela comum de outra marca custava R$ 45,90/kg.
Queijo fake
A pesquisadora Leila Maria Spadoti, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), explicou em entrevista ao Diário do Nordeste que esse produto está em conformidade com a regulamentação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sobre queijos processados ou fundidos. De acordo com as normas, esse tipo de produto é produzido por fusão e emulsificação de uma ou mais variedades de queijo, podendo incluir outros ingredientes de origem láctea ou não.
Ainda assim, a norma determina que, para ser considerado um queijo processado, pelo menos 75% de sua composição deve ser de queijo. A professora de Engenharia de Alimentos da UFC, Juliane Doering Gasparin Carvalho, também ao Diário do Nordeste, ressalta que a inclusão de outros ingredientes pode modificar características do produto, como seu derretimento e valor nutricional.
Segundo a especialista, a muçarela processada pode conter um teor mais elevado de carboidratos, o que a torna menos adequada para diabéticos, além de apresentar uma possível redução na quantidade de proteínas em comparação ao queijo tradicional. Por isso, é recomendável que os consumidores analisem atentamente a lista de ingredientes e a tabela nutricional para tomar decisões mais conscientes na hora da compra.