Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas Mais Tendências

Lista das 10 franquias que estão dominando o mercado

Por Yasmin Henrique
10/02/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Lista das 10 franquias que estão dominando o mercado

Lojas (Foto: reprodução/ Jake Colling/Unsplash)

Share on FacebookShare on Twitter

O mercado de franquias no Brasil segue em ritmo acelerado, com marcas consolidadas ampliando sua presença. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou o ranking das 50 maiores redes do país, no qual as 10 primeiras se sobressaem pelo expressivo volume de unidades e pelas estratégias bem-sucedidas de crescimento.

O crescimento dessas franquias é resultado de uma gestão estratégica, com foco na expansão e na fidelização dos clientes. A competitividade no setor depende da diversificação dos formatos de negócio, do uso da tecnologia e da capacidade de se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor.

As 10 maiores franquias do Brasil em 2024:

  1. Cacau Show – 4.661 unidades (+10,6%) – liderança pelo 3º ano consecutivo
  2. O Boticário – 3.746 unidades (+1,5%)
  3. McDonald’s – 2.704 unidades (+1,6%)
  4. Colchões Ortobom – 2.387 unidades (+0,3%)
  5. Lubrax + – 1.685 unidades (-3,2%)
  6. OdontoCompany – 1.577 unidades (-17,0%)
  7. AM/PM – 1.450 unidades (-5,8%)
  8. Óticas Carol – 1.408 unidades (+0,6%)
  9. BR Mania – 1.310 unidades (-1,0%)
  10. Shell Select – 1.264 unidades (+5,6%)

Estratégias do pódio

A Cacau Show mantém sua liderança no setor graças a uma estratégia de expansão focada em multifranqueados, que hoje representam 60% das unidades, com a meta de alcançar 70% até 2025. Esse modelo agiliza a inauguração de novas lojas e fortalece a rede.

Já O Boticário investe na modernização e na digitalização, integrando a experiência de compra entre o varejo físico e o online, o que reforça sua presença no mercado. O McDonald’s, por outro lado, aposta continuamente em inovação, tanto na reformulação do cardápio quanto na digitalização dos serviços, além de diversificar seus formatos de operação para atender a diferentes perfis de consumidores.

O que é Franchising?

Nesse formato de negócio, o franqueado obtém permissão para reproduzir uma empresa já estruturada, seguindo diretrizes definidas pelo franqueador. A transmissão de know-how assegura que aspectos como gestão, operação e marketing sejam replicados nas novas unidades, proporcionando mais segurança ao investidor.

O processo de adesão a uma franquia inclui a análise do perfil do interessado, entrevistas e a formalização do contrato. O franqueado precisa administrar o negócio de forma eficiente, seguir as normas estabelecidas e colaborar para o crescimento da rede.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Cartão pré-pago - Foto: (Imagem/Reprodução)

Cartão com R$ 4 mil extra é liberado para quem tem nome sujo

Confira!

Chá que vai dar um fim aos gases e melhorar o colesterol - Imagem: Pixabay

Chá que vai dar um fim aos gases e melhorar o colesterol

07/06/2025
Yoga - Reprodução/iStock

Mulher revela ter participado de seita de yoga sem perceber

07/06/2025
Dismorfia financeira pode acabar com a saúde mental - Imagem: Pixabay

Dismorfia financeira pode acabar com a saúde mental

07/06/2025
  • Contato

Tribuna de Minas

Fechar Modal
MULTA NA CNH APÓS COMER BANANA
MULTA NA CNH APÓS COMER BANANA
Valor pode ser de R$ 2.934,70
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas