O Sebrae lançou a “Planejadora Sebrae”, uma ferramenta digital voltada para a gestão financeira e o acesso ao crédito de pequenos negócios. Destinada a microempreendedores individuais (MEI), a solução possibilita uma avaliação minuciosa dos indicadores financeiros antes da obtenção de empréstimos. Com isso, busca fortalecer a sustentabilidade e impulsionar o crescimento das empresas por meio de um planejamento estratégico eficiente.
Criada pelo Sebrae, a ferramenta é ideal tanto para empresários que desejam ampliar seus negócios com crédito quanto para novos empreendedores que precisam identificar as necessidades reais de investimento de acordo com o perfil da empresa. A Planejadora Sebrae integra as iniciativas do Programa Acredita, do governo federal.
Planejadora do SEBRAE
Um planejamento financeiro bem organizado é fundamental para a sustentabilidade dos pequenos negócios. Porém, muitos empreendedores ainda gerenciam suas finanças de forma reativa, o que pode levar a escolhas precipitadas e à obtenção de crédito de maneira inadequada.
Para minimizar esse risco, a ferramenta foi criada com três princípios fundamentais: facilidade de uso e autonomia, ênfase no planejamento financeiro e estímulo ao crédito responsável. Assim, mesmo empreendedores com conhecimento financeiro limitado podem utilizá-la sem precisar de assistência técnica.
A Planejadora Sebrae oferece recursos como simulações financeiras, projeções de fluxo de caixa e análises da necessidade de capital de giro. Com essas funcionalidades, os empreendedores podem compreender melhor as consequências de suas escolhas financeiras, prevenir endividamentos desnecessários e fortalecer a prática do planejamento financeiro sustentável.
Programa Acredita para MEIs
A ação integra o Programa Acredita, uma iniciativa do Sebrae em parceria com o governo federal para ampliar o acesso ao crédito para pequenos negócios.
Com um investimento de R$ 2 bilhões no Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), a expectativa é viabilizar R$ 30 bilhões em operações de crédito nos próximos anos, com o apoio de aproximadamente 30 instituições bancárias.
Além do financiamento, o Sebrae disponibiliza suporte contínuo, oferecendo orientações e informações para que os empreendedores tomem decisões financeiras mais seguras e estratégicas ao longo de todo o processo.