Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Esses são os alimentos campeões em trazer riscos à saúde

Por Yasmin Henrique
03/02/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Vale-refeição foi suficiente apenas para 10 dias por mês

(Foto: reprodução/Franki Chamaki/Unsplash)

O risco dos alimentos ultraprocessados, principalmente devido ao uso de agrotóxicos, é amplamente reconhecido por quem opta por uma alimentação saudável. Um estudo conduzido pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) identificou várias substâncias, incluindo algumas com potencial cancerígeno, nesses alimentos.

Realizado em maio do ano passado, o estudo “Tem Veneno Nesse Pacote” avaliou 24 produtos de diversas categorias. Na sua terceira edição, a pesquisa analisou itens de oito categorias distintas, como macarrão instantâneo, biscoito maisena, presunto cozido e sobremesa petit suisse.

Alimentos campeões em agrotóxicos

A pesquisa examinou os três produtos mais populares de cada categoria. Os testes foram realizados por um laboratório acreditado pelo Inmetro e pela Anvisa, com a capacidade de identificar resíduos de até 563 tipos distintos de agrotóxicos. Foram identificados os seguintes tipos de agrotóxicos em cada alimento:

  • Quatro tipos: Biscoito maisena Marilan; Biscoito maisena Triunfo
  • Três tipos: Hambúrguer à base de plantas Sadia; Empanado à base de plantas sabor frango Seara; Macarrão instantâneo Nissin; Macarrão instantâneo Renata; Bolo pronto sabor chocolate Ana Maria
  • Dois tipos: Empanado à base de plantas sabor frango Sadia
  • Um tipo: Hambúrguer à base de plantas Fazenda Futuro; Empanado à base de plantas sabor frango Fazenda Futuro; Presunto cozido Aurora; Bolo pronto sabor chocolate Panco; Bebida láctea sabor chocolate Pirakids

Estudo e resposta

Após a finalização da terceira edição da pesquisa, o Idec enviou notificações às empresas responsáveis pelos produtos contaminados e repassou os dados à Anvisa. O relatório completo pode ser acessado no site do Idec, juntamente com as edições anteriores de 2021 e 2022.

Várias empresas citadas no estudo responderam às observações do Idec, afirmando que mantêm rigorosos processos de controle de qualidade e cumprem as regulamentações da Anvisa e do MAPA. Elas enfatizaram seu compromisso com a segurança alimentar e destacaram que os níveis de agrotóxicos encontrados estavam dentro dos limites legais permitidos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
7 anos é o suficiente para o corpo se renovar completamente?

7 anos é o suficiente para o corpo se renovar completamente?

Confira!

Pesquisa levanta alerta inesperado sobre uso de repelentes contra mosquitos

Pesquisa levanta alerta inesperado sobre uso de repelentes contra mosquitos

31/05/2026
Descoberta entre a relação entre suco de goiaba e melhora da anemia

Descoberta a relação entre suco de goiaba e melhora da anemia

31/05/2026

Descoberta impressionante mostra dieta de dinossauro preservada por milhões de anos

31/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas