Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Casos de alergia ao amendoim despencam conforme nova pesquisa

Por Yasmin Henrique
28/10/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Casos de alergia ao amendoim despencam conforme nova pesquisa

(Foto: reprodução/Karola G/Pexels)

Um estudo publicado na revista Pediatrics revelou que a introdução precoce de alimentos com potencial alergênico, como o amendoim, na alimentação de bebês está relacionada a uma queda expressiva na ocorrência de alergias alimentares na infância.

A investigação avaliou registros médicos de cerca de 125 mil crianças em aproximadamente 50 clínicas pediátricas nos Estados Unidos e constatou que a prevalência de alergias em menores de três anos caiu de 1,46% no período de 2012 a 2015 para 0,93% entre 2017 e 2020, o que corresponde a uma redução de 36%.

Redução das alergias

A redução mais significativa ocorreu nas alergias ao amendoim, que caíram 43%, enquanto os ovos passaram a ser o alérgeno mais comum entre crianças pequenas. As alergias foram identificadas por meio de códigos de diagnóstico e registros de prescrição de EpiPen nos prontuários eletrônicos, garantindo maior precisão na detecção.

Do ponto de vista imunológico, o local do primeiro contato com o alérgeno é determinante. Quando ocorre pela pele, especialmente em áreas lesionadas, há maior risco de resposta imune inadequada, favorecendo a sensibilização.

Alerta neurológico

Doenças causam rápida deterioração cerebral e são fatais🧠

Entenda os riscos de condições como DCJ e amebas
Saiba mais
X

Doenças causam rápida deterioração cerebral e são fatais🧠

Saiba mais

Já a introdução pelo trato gastrointestinal promove a tolerância imunológica. Por isso, a exposição precoce e adequada a alimentos como amendoim, ovos e leite auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico da criança, reduzindo a chance de alergias.

Introdução do amendoim

O estudo LEAP (Learning Early About Peanut Allergy), conduzido em 2015, demonstrou que a introdução precoce do amendoim na alimentação de bebês poderia reduzir em mais de 80% o risco de desenvolvimento de alergia a esse alimento.

Com base nesses resultados, em 2017, os Institutos Nacionais de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos publicaram diretrizes nacionais recomendando que alimentos com potencial alergênico fossem introduzidos na dieta infantil entre quatro e seis meses de idade, como forma de estimular a tolerância imunológica e prevenir reações adversas futuras.

No Brasil, tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) quanto a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) adotam recomendações alinhadas às diretrizes internacionais. Elas orientam alimentos potencialmente alergênicos sejam introduzidos de forma gradual e individualizada, respeitando os hábitos alimentares da família.

Atenção!

Sintomas comuns em quem tem alergia ao chocolate

Chocolate pode causar alergias devido a ingredientes como leite, soja e castanhas; atenção aos sintomas e leitura dos rótulos é essencial
saiba mais
X

Sintomas comuns em quem tem alergia ao chocolate

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Influenciador vai pagar R$ 50 mil por pegadinhas na rua com desconhecidos - Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Influenciador vai pagar R$ 50 mil por pegadinhas na rua com desconhecidos

Confira!

Caneta emagrecedora - Reprodução/Unsplash/Sweet Life

Nova caneta emagrecedora brasileira chega ao mercado ainda no segundo semestre de 2026

29/05/2026
El Niño

Europa enfrenta onda de calor em nível de emergência e a ONU diz que o planeta mandou um recado brutal

29/05/2026
conta de luz

Não é a geladeira: este aparelho esquecido na tomada é o maior vilão da conta de luz

29/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas