Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cientistas estão tentando descobrir se a vida humana foi feita por alienígenas

Por Jeferson da Rosa
09/10/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Cientistas estão tentando descobrir se a vida humana foi feita por alienígenas - Imagem: Pixabay

Cientistas estão tentando descobrir se a vida humana foi feita por alienígenas - Imagem: Pixabay

Pesquisadores de várias partes do mundo estão investigando uma das questões mais ousadas e intrigantes da ciência moderna: e se a vida humana não tiver começado na Terra?

A hipótese de que formas de vida ou seus componentes básicos possam ter vindo do espaço reacendeu o debate sobre a possibilidade de termos sido criados, seja direta ou indiretamente, por influências alienígenas.

As teorias vão desde a chegada acidental de moléculas orgânicas a bordo de cometas e asteroides até ideias mais radicais que envolvem a ação deliberada de civilizações extraterrestres no surgimento da humanidade.

Cientistas estão tentando descobrir se a vida humana foi feita por alienígenas

No centro dessa investigação está a chamada teoria da panspermia, que propõe que os “blocos construtores” da vida, como aminoácidos e outras moléculas orgânicas complexas, podem ter se formado fora da Terra e sido transportados até aqui acidentalmente em corpos celestes, como asteroides.

Missões espaciais como a OSIRIS-REx, da NASA, e a japonesa Hayabusa2, trouxeram para análise amostras de asteroides que revelaram a presença de compostos orgânicos.

Em uma descoberta recente, cientistas encontraram 14 dos 20 aminoácidos essenciais à vida nas amostras do asteroide Bennu, sugerindo que esses corpos rochosos funcionam como armazéns naturais de matéria-prima biológica.

Alguns especialistas vão além e exploram a hipótese de que Marte possa ter abrigado vida antes da Terra.

A geologia marciana indica que o planeta já teve água em estado líquido, o que reforça a possibilidade de que microrganismos tenham surgido ali primeiro e sido lançados para cá após impactos cósmicos.

Há também o cenário especulativo em que uma civilização alienígena avançada teria deliberadamente introduzido vida na Terra, uma possibilidade que, embora sem evidências concretas, alimenta debates filosóficos e científicos sobre nossas origens.

Formação da vida na Terra segue sendo estudada por cientistas em diferentes frentes

A ciência segue acumulando dados. O rover Perseverance, atualmente em Marte, busca pistas que possam esclarecer a origem da vida.

Além das missões já realizadas, novas expedições estão previstas para os próximos anos, como a missão Europa Clipper, que investigará possíveis sinais de vida no oceano subterrâneo da lua Europa, de Júpiter.

A busca por respostas toca em uma das curiosidades mais antigas da humanidade: de onde viemos? Investigar essa questão não é apenas uma viagem científica, mas também uma reflexão sobre o nosso lugar no universo.

Saber se fomos obra do acaso, resultado de uma engenharia cósmica ou simples passageiros de um material vindo das estrelas pode mudar profundamente a forma como vemos a nossa trajetória até aqui e a nós mesmos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Microsoft convoca todos usuários para  alertar nova regra obrigatória - Imagem: Pixabay

Microsoft convoca todos usuários para alertar sobre nova regra obrigatória

Confira!

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

31/05/2026
Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

31/05/2026
multa por retrovisor?

Esses motoristas não vão precisar de nova habilitação para dirigir carros elétricos e híbridos mais pesados

31/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas