Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Por que a revenda de produtos está voltando a ficar em alta entre jovens?

Por Yasmin Henrique
06/10/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Lei sancionada cria o Sistema de Compras Expressas para agilizar compras; entenda

(Foto: reprodução/Freepik)

Nos últimos anos, o modelo de venda direta — em que produtos de marcas consolidadas são comercializados por revendedores sem a necessidade de pontos físicos — vem passando por mudanças expressivas no Brasil. Antes fortemente associado ao público feminino, esse formato de negócios tornou-se mais amplo e inclusivo, atraindo diferentes perfis de empreendedores.

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd) indicam que os homens já correspondem a cerca de 40% dos mais de três milhões de revendedores ativos no país, reflexo de transformações no setor e da diversificação das oportunidades de atuação.

Revenda de produtos

A flexibilidade de horários é o principal motivo que leva muitos empreendedores à venda direta, sendo apontada por 55% dos revendedores. Em segundo lugar está o desejo de maior autonomia profissional, citado por 54,4% dos entrevistados. Esse modelo permite adaptar o trabalho a diferentes rotinas, atendendo tanto quem busca renda extra quanto quem deseja empreender de forma independente.

A ampliação do portfólio de produtos também tem diversificado o perfil dos revendedores. Antes concentrada em cosméticos e beleza, a venda direta hoje inclui suplementos, itens de bem-estar, produtos de limpeza, utilidades domésticas, artigos esportivos e até serviços. Essa variedade tem atraído novos públicos, como homens e jovens adultos, ampliando o alcance do setor.

Sucesso entre jovens

Os dados da Abevd mostram que jovens de 18 a 29 anos já representam 49% dos revendedores no país. Para muitos, a venda direta é uma porta de entrada para o empreendedorismo, com baixo custo inicial, retorno rápido e flexibilidade para conciliar estudos ou outros empregos.

As ferramentas digitais têm papel decisivo nesse cenário: cerca de 80% utilizam aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, e 71% recorrem às redes sociais para divulgar produtos e interagir com consumidores. Recursos de inteligência artificial ajudam a organizar atendimentos, personalizar comunicações e automatizar lembretes, tornando o trabalho mais ágil e estratégico.

A internet também reduziu barreiras de entrada, permitindo que qualquer pessoa crie seus próprios canais de venda com baixo investimento e alcance ampliado. O investimento inicial varia de acordo com a empresa. Algumas exigem a compra de kits de produtos, enquanto outras oferecem cadastro gratuito, treinamento e suporte aos novos revendedores.

Compra pela experiência

Consumidores procuram experiências, não só produtos

Identificar tendências permite que marcas antecipem mudanças e inovem, criando estratégias eficazes para conectar-se com consumidores
saiba mais
X

Consumidores procuram experiências, não só produtos

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Especialistas já estão em alerta com aumento da solidão entre os idosos

Plataforma detecta riscos domésticos em casa de idosos

Confira!

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

31/05/2026
Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

31/05/2026
multa por retrovisor?

Esses motoristas não vão precisar de nova habilitação para dirigir carros elétricos e híbridos mais pesados

31/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas