O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que João Marinho Neto, de 112 anos, é oficialmente o homem mais velho do mundo. Morador de Apuiarés, no interior do Ceará, a cerca de 250 km de Fortaleza, João é aposentado há 46 anos e recebe um benefício rural desde 1978.
O homem nasceu em 5 de outubro de 1912, em Maranguape (CE). Dessa forma, ele conquistou o título após o falecimento do britânico Eric Harris, também de 112 anos, no final do ano passado. O brasileiro já era reconhecido como o homem mais velho da América Latina, e agora integra o Guinness Book como o mais velho do planeta.
Outro detalhe interessante é que João é o último homem que nasceu no ano de 1912 que continua vivo, um detalhe surpreendente e assustador, diga-se de passagem.
João teve uma vida simples, trabalhou a maior parte da vida no campo e constituiu uma família numerosa: são 7 filhos, 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos.
Brasileiro tem reconhecimento mundial
Outro detalhe importante é que João reside atualmente em um lar de idosos em Apuiarés, uma cidade que não possui agência da Previdência Social. Para manter a aposentadoria do recordista, os procedimentos administrativos são realizados na unidade de Pentecostes, localizada a cerca de 30 km.
A cuidadora Aleluia Almeida informou que o brasileiro já foi procurado por pesquisadores interessados em desvendar os segredos da sua longevidade. Além disso, todo o processo de documentação necessário para o reconhecimento no Guinness Book foi devidamente concluído.
Vale mencionar que o INSS destacou que João fez parte da celebração dos 102 anos da Previdência Social, que ocorreu na última sexta-feira (24).
Como anda a longevidade dos brasileiros
É importante mencionar que João Marinho Neto é exemplo de um país que, nas últimas décadas, vem registrando avanços na expectativa de vida. A aposentadoria que ele recebe, anteriormente chamada de Aposentadoria de Empregador Rural, teve mudanças ao longo dos anos, mas segue assegurando os direitos conquistados pelo recordista.
Apesar de o Guinness Book ser conhecido por registrar recordes inusitados, a conquista de João ressalta o valor de uma vida longa e dedicada à família e ao trabalho. Agora, o cearense é símbolo de um feito histórico para o Brasil.