Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Fenômeno inédito secou o mar no Brasil: “Todos ficaram preocupados”

Por Jeferson da Rosa
25/08/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Fenômeno inédito secou o mar no Brasil: “Todos ficaram preocupados” - Imagem: Reprodução/Instagram/@praiagrandeagora

Fenômeno inédito secou o mar no Brasil: “Todos ficaram preocupados” - Imagem: Reprodução/Instagram/@praiagrandeagora

Um fenômeno que muitos nunca tinham presenciado tomou conta do litoral de São Paulo e surpreendeu também outras regiões costeiras do Brasil. Em determinadas praias, o mar recuou de forma tão intensa que a faixa de areia aumentou consideravelmente, revelando o fundo marinho em áreas que normalmente estão cobertas por água.

A cena inusitada provocou reações imediatas de espanto e preocupação entre moradores, turistas e comerciantes locais. Para alguns, a impressão era de que a praia simplesmente havia desaparecido.

Vídeos e fotos se espalharam pelas redes sociais, alimentando teorias sobre desequilíbrios ambientais, desastres naturais e até crenças populares. Mas do que se trata, afinal?

Fenômeno inédito secou o mar no Brasil: “Todos ficaram preocupados”

Apesar do impacto visual e da estranheza causada, especialistas garantem que o fenômeno não tem nada de sobrenatural. Trata-se de um evento natural chamado sizígia, bem conhecido por cientistas que estudam o comportamento das marés.

A oceanógrafa Regina Souza, do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, explicou, em entrevista ao jornal Diário do Litoral, que a sizígia ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, o que acontece principalmente durante as fases de lua cheia e lua nova.

Esse alinhamento intensifica a atração gravitacional sobre os oceanos, provocando marés mais extremas, tanto as mais altas quanto as mais baixas.

Foi exatamente essa maré muito baixa que criou a impressão de um “mar seco” em localidades como Praia Grande e São Vicente, no litoral paulista. O fenômeno é periódico, embora não seja tão perceptível em todas as ocasiões.

Neste caso específico, as condições climáticas e o posicionamento dos astros contribuíram para que o recuo fosse mais acentuado do que o habitual, surpreendendo inclusive quem vive próximo à praia há décadas.

Banhistas devem evitar entrar no mar quando esse fenômeno ocorre

Quanto aos riscos, os especialistas afirmam que o fenômeno da sizígia não oferece perigo direto à população. Não está relacionada a tsunamis, terremotos ou outros eventos catastróficos.

No entanto, é preciso ter cautela ao se aproximar de áreas expostas pelo recuo das águas, pois o terreno pode ser instável e escorregadio. Para banhistas, o ideal é evitar entrar na praia nesse tipo de situação, já que o retorno da maré pode acontecer rapidamente.

O susto foi grande, mas a explicação está ancorada na ciência. As águas não sumiram, apenas seguiram os ciclos naturais que, vez ou outra, desafiam os nossos olhos e despertam nossa curiosidade.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Espíritos misteriosos podem atacar pessoas pelo umbigo: Entenda - Imagem: Pixabay

Espíritos misteriosos podem atacar pessoas pelo umbigo: Entenda

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas