O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou o bloqueio de Bolsa Família para um novo grupo em 2025. Nesse caso, deixarão de receber o benefício, brasileiros que tiveram membros da família eleitos nas Eleições de 2024.
A medida foi publicada no diário Oficial da União no dia 17 de janeiro, através da Instrução Normativa Conjunta nº 2/SENARC/SNAS/MDS. Dessa forma, o documento afirma que os beneficiários que tenham integrantes eleitos nas eleições de 2024 terão os benefícios cancelados em 2025.
Outro detalhe importante é que as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), mas que não receberam o Bolsa Família ainda, não poderão ser incluídas no programa de transferência de renda enquanto o membro da família estiver cumprindo o mandato. É importante mencionar que essa medida bloqueia o Bolsa Família e o Auxílio Gás.
Calendário do Bolsa Família de 2025
Apesar dos bloqueios, o pagamento do Bolsa Família foi confirmado pelo MDS. O repasse foi confirmado pela Caixa Econômica Federal (CEF), seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Nesta quinta-feira (23), o repasse deve ser feito para os segurados com o NIS de final 4. Confira o calendário completo a seguir:
- NIS final 1: 20 de janeiro;
- NIS final 2: 21 de janeiro;
- NIS final 3: 22 de janeiro;
- NIS final 4: 23 de janeiro;
- NIS final 5: 24 de janeiro;
- NIS final 6: 27 de janeiro;
- NIS final 7: 28 de janeiro;
- NIS final 8: 29 de janeiro;
- NIS final 9: 30 de janeiro;
- NIS final 0: 31 de janeiro.
Vale mencionar que o pagamento do Bolsa Família deve ser antecipado para os segurados que recebem na segunda-feira. Com isso, os segurados que recebem no dia 27 de janeiro, poderão acessar o repasse no dia 25 de janeiro.
Para consultar o repasse, basta acessar o aplicativo do Caixa Tem.