Com o avanço das tecnologias e o lançamento de celulares cada vez mais potentes, é inegável que nossos smartphones evoluíram muito, oferecendo um monte de recursos. Entretanto, junto dessas inovações, a gente também perdeu um monte de funções que eram muito úteis para gente.
Então, para relembrar, veja cinco coisas que os celulares perderam, mas que ainda fazem muita falta no dia a dia:
Celulares não tem mais entrada para fones com fio
Uma das primeiras coisas que sumiu dos celulares foi a entrada P2, aquela entrada para o fone de ouvido. Em 2016, a Motorola e a Apple começaram a tirar esse conector dos seus aparelhos, e isso gerou muita discussão entre os consumidores.
Outro detalhe importante é que, apesar dos fones Bluetooth serem mais práticos, muita gente ainda prefere a qualidade do som e a estabilidade dos fones com fio. Vale mencionar que a retirada da entrada P2 fez muita gente ficar insatisfeita, principalmente quem usa fone com fio para ouvir música com um som melhor.
Celulares sem LED de Notificação
Outra coisa que sumiu foi o LED de notificação, aquele pontinho de luz que acendia quando chegavam mensagens ou notificações no celular. É importante mencionar que antes das telas grandes e sem bordas, esse LED mostrava se tinha alguma coisa importante sem precisar acender a tela.
Mas com a chegada dos smartphones com tela grande, o LED foi extinto, e até hoje não inventaram uma solução tão eficiente para receber alertas sem ter que ligar a tela.
Celulares não tem mais o Rádio FM
O rádio FM sempre foi muito popular, principalmente para quem não tem acesso à internet toda hora. Mas, com a chegada dos serviços de streaming e a retirada da entrada P2, os celulares perderam a função de rádio FM.
Vale mencionar que, apesar de alguns modelos mais simples ainda terem essa função, ela virou artigo raro e foi trocada por outras alternativas digitais que precisam de internet.
Celulares sem cartão SD
É importante mencionar que apesar de a memória interna dos celulares ter aumentado bastante, o slot para cartão MicroSD também foi quase abandonado. Muitas pessoas ainda preferem poder aumentar a memória dos seus aparelhos com um MicroSD, mas as empresas parecem preferir oferecer mais memória interna e tirar o espaço do cartão para colocar um segundo chip de operadora.
Fim dos acessórios dos celulares
Outro detalhe importante é que antigamente os celulares já vinham com um monte de acessórios importantes, como os fones de ouvido e carregadores. Com a desculpa de diminuir o desperdício e os custos da produção, muitas empresas começaram a vender esses itens separados, e com isso, a gente tem que gastar mais dinheiro para ter o básico.