Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Seria necessário 128 MB de RAM para usar IA em processador dos anos 90

Por Yasmin Henrique
17/01/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Conflito digital dos anos 90 revive com inteligência artificial

IA (Foto: reprodução/Igor Omilaev/Unsplash)

Um grupo de pesquisadores conseguiu rodar um avançado modelo de linguagem baseado em IA, criado com o LLaMA, em um computador com Windows 98 e um processador Pentium II, que possui apenas 128 MB de RAM. Usando um Elonex Pentium II de 350 MHz, o experimento demonstrou que é possível executar modelos de IA em sistemas com capacidade limitada.

Graças ao código desenvolvido por Andrej Karpathy, a máquina conseguiu gerar histórias consistentes de forma rápida e local. Os resultados indicaram um desempenho de 39,31 tokens por segundo em um modelo com 260.000 parâmetros.

IA em pouco espaço

O estudo foi conduzido pela EXO Labs, uma empresa dedicada a tornar a inteligência artificial mais acessível. A EXO Labs está trabalhando no BitNet, uma arquitetura baseada em transformadores com pesos ternários, que possibilita uma redução significativa no tamanho dos modelos de IA.

Com o BitNet, é possível armazenar modelos de IA com até 7 bilhões de parâmetros em apenas 1,38 GB, tornando a tecnologia compatível com hardwares mais acessíveis. Além disso, esse modelo dispensa a necessidade de placas de vídeo caras, otimizando o desempenho da IA em CPUs tradicionais.

Revolução no armazenamento de dados

A rápida adoção de IA e aprendizado de máquina está transformando o armazenamento de dados em 2025, trazendo melhorias em várias áreas, como:

  1. Armazenamento em Níveis: Automação na alocação inteligente de dados, adaptando-se às mudanças e otimizando custos.
  2. Classificação e Rotulagem: Organização automatizada de grandes volumes de dados, facilitando a busca e o gerenciamento.
  3. Segurança: Detecção de ameaças e otimização da proteção dos dados.
  4. Deduplicação e Compressão: Identificação de dados redundantes e compressão para economizar espaço.
  5. Manutenção Preditiva: Previsão e prevenção de falhas, minimizando paradas.
  6. Análise de TCO: Cálculo de custos totais de armazenamento, otimizando recursos.
  7. Gerenciamento de Recursos: Melhoria do uso de armazenamento e computação, aumentando a eficiência e o desempenho.
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Ratos - Foto: (Imagem/Reprodução)

Dica infalível para eliminar ratos de casa de uma vez por todas

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas