Algo muito comum no mercado de trabalho são pessoas com mais de 50 anos procurando uma vaga, mas encontrando só dificuldades. Muitos não têm tempo para se aposentar ou preferem continuar trabalhando, e vale mencionar que apesar dos desafios, tem algumas profissões que estão mais abertas a receber profissionais experientes, oferecendo oportunidades para quem quer se recolocar ou mudar de área.
De acordo com dados do eSocial e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que as empresas mandam para o governo, os setores que mais contratam pessoas com mais de 50 anos são: serviços gerais, transporte, construção civil e comércio.
Profissões para pessoas com 50 +
É importante mencionar que, entre as funções que mais contratam pessoas acima dos 50 anos, estão atividades de manutenção, transporte e serviços, como porteiro, zelador, auxiliar de manutenção predial, recepcionista e vigilante. Outro detalhe importante é que as áreas de atendimento ao público, como operador de caixa e atendente de lojas e mercados, também têm bastante vaga.
Para quem tem habilidades específicas, tem espaço em áreas como carpinteiro, encanador, eletricista de instalações e cozinheiro geral. E no setor de transporte, as vagas para motoristas de carros, caminhões e ônibus e tratoristas agrícolas estão bombando. No comércio, tem muitas vagas para repositor de mercadorias e vendedor de comércio varejista.
Vale mencionar que a agricultura também oferece oportunidades para quem tem mais de 50 anos, incluindo funções como trabalhador agropecuário, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar e do cultivo de árvores frutíferas.
Preconceito e qualificação
É importante mencionar que apesar de ter muitas oportunidades, o preconceito por causa da idade ainda existe em muitas empresas. Mesmo sendo proibido por lei, essa prática ainda acontece de forma indireta.
A professora Miriam Rodrigues, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, diz que a gente precisa avaliar os candidatos pelas suas competências, e não pela idade, afinal, “Competência não tem carimbo de validade”, como ela mesma diz. E ela também destaca que as novas tecnologias exigem que todos os profissionais, não importa a idade, estejam sempre se atualizando.
Outro detalhe importante é que para quem tem mais de 50 anos e está buscando emprego, é bom investir em qualificação e mostrar que tem conhecimento técnico para conseguir vencer o preconceito e ter uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Então, bora se preparar e correr atrás!