Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas

Você vai se surpreender com autoria da música Parabéns a Você

Por Leticia Florenço
19/01/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Aniversário - Foto: (Imagem/Reprodução)

Aniversário - Foto: (Imagem/Reprodução)

Share on FacebookShare on Twitter

A música “Parabéns a Você” é um dos maiores sucessos musicais do mundo, com sua melodia simples e letra marcante, sendo cantada em praticamente todas as festas de aniversário. No entanto, por trás dessa canção tão familiar, existe uma história fascinante envolvendo duas irmãs, Mildred Jane Hill e Patty Smith Hill, cujas vidas e trabalho tiveram um impacto profundo na música e na educação infantil.

Tudo começou na cidade de Louisville, no estado de Kentucky, nos Estados Unidos, com as irmãs Mildred e Patty Hill. Nascidas em uma família que valorizava a educação e a música, as irmãs tiveram suas vidas profundamente marcadas por essas influências.

Você também pode gostar:

Chiclete - Reprodução/iStock

Chiclete pode melhorar a memória de curto prazo

25/05/2025
Foto: depositphotos.com / tatsianama

Usar VPN para pagar menos em serviços gringos é legal?

25/05/2025
Amazon e Mercado Livre - Reprodução/iStock

Sites da Amazon e Mercado Livre podem ser bloqueados

25/05/2025
Itália - Reprodução/iStock

Cidadania italiana ficará mais difícil com nova regra aprovada na Europa

25/05/2025

Mildred, nascida em 1859, foi compositora e professora de música, enquanto sua irmã mais nova, Patty, nascida em 1868, se destacou como enfermeira e professora. Patty se tornou uma das maiores autoridades em educação infantil na região de Louisville.

Durante o final do século XIX e início do século XX, as irmãs Hill se uniram para criar músicas infantis, combinando suas habilidades na música e na educação. Patty, sendo professora de jardim de infância, cantava para as crianças uma música simples que ela mesma havia criado. Essa canção, chamada “Good Morning to All” (em português, “Bom Dia a Todos”), utilizava uma melodia cativante e se tornou muito popular nas escolas de Louisville e arredores.

A origem de “Parabéns a Você”

A canção “Good Morning to All” foi registrada em 1893, mas foi somente no começo do século XX que a melodia começou a ser associada à celebração de aniversários. A popularização das festas de aniversário com crianças nos Estados Unidos motivou compositores a criar músicas específicas para a ocasião. A partir daí, a melodia de “Good Morning to All” foi adaptada para se tornar “Happy Birthday to You”, ou, como conhecemos no Brasil, “Parabéns a Você”.

Em 1924, Robert H. Coleman publicou um livro de canções que incluía “Happy Birthday to You”, mas sem creditar as irmãs Hill como autoras. A música logo se espalhou por filmes, musicais da Broadway e até mesmo telegramas cantados, tornando-se um ícone da cultura popular americana.

Disputa pelos direitos autorais

Com o tempo, a autoria de “Parabéns a Você” passou a ser questionada, e algumas pessoas chegaram a acreditar que a música era de domínio público. Contudo, em 1933, Jessica Hill, irmã de Mildred e Patty, entrou com uma ação para reivindicar os direitos autorais da canção. Ela conseguiu comprovar a conexão entre “Good Morning to All” e “Happy Birthday to You” e passou a dividir os direitos com a editora que publicou a música pela primeira vez.

Por muitos anos, a canção gerou grandes lucros com os royalties, com estimativas de que ela rendia cerca de 2 milhões de dólares por ano até 2015. A Warner/Chappell Music, que detinha os direitos de publicação, arrecadava grande parte dessa quantia, dividindo os royalties com a Fundação Hill, criada pelos parentes das irmãs, já que elas não se casaram nem tiveram filhos.

Em 2016, uma decisão judicial nos Estados Unidos declarou que “Parabéns a Você” é de domínio público, determinando que a Warner/Chappell devolvesse cerca de 14 milhões de dólares às pessoas e empresas que haviam pago licenças para usar a música. Com isso, a música passou a ser considerada de domínio público nos Estados Unidos, embora a decisão ainda tenha gerado discussões.

A versão brasileira

No Brasil, “Parabéns a Você” também possui uma história fascinante. A versão brasileira foi adaptada por Bertha Celeste Homem de Mello, nascida em Pindamonhangaba, São Paulo. Em 1942, a Rádio Tupi promoveu um concurso para escolher a versão brasileira da música, e Dona Bertha, como era conhecida, foi a vencedora. Ela ficou muito envolvida em concursos promovidos pelas emissoras de rádio da época e, com isso, sua versão se tornou imensamente popular.

A versão de Bertha para “Happy Birthday to You” é a que conhecemos até hoje:

“Parabéns a você

Nesta data querida

Muita felicidade

Muitos anos de vida.”

Dona Bertha se orgulhava profundamente de sua versão e ficava irritada quando alguém cantava errado, especialmente quando a palavra “parabéns” era substituída por “pra você” ou quando “muita felicidade” era dita no plural.

Distribuição e os valores

Embora a decisão judicial nos Estados Unidos tenha tornado “Parabéns a Você” de domínio público naquele país, a situação no Brasil permanece diferente. Os royalties da versão brasileira da música são geridos pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), e atualmente, a distribuição dos royalties segue a seguinte divisão: 41,67% para a Fundação Hill, 41,67% para a Warner Chappell e 16,6% para a família de Bertha de Mello.

O valor arrecadado pela música é o mais alto entre as canções registradas no Ecad, embora o valor exato não seja divulgado.

Assim, a história de “Parabéns a Você” é, em muitos aspectos, a história de como um gesto criativo e uma melodia simples podem, inesperadamente, se tornar um legado duradouro que continuará sendo cantado por gerações no futuro.

Leticia Florenço

Leticia Florenço

Filha da Terra da Luz, jornalista pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Próximo post
Foto: (Imagem/Reprodução)

Como pagar menos imposto apenas sendo um bom motorista

Confira!

Chiclete - Reprodução/iStock

Chiclete pode melhorar a memória de curto prazo

25/05/2025
Foto: depositphotos.com / tatsianama

Usar VPN para pagar menos em serviços gringos é legal?

25/05/2025
Itália - Reprodução/iStock

Cidadania italiana ficará mais difícil com nova regra aprovada na Europa

25/05/2025
  • Contato

Tribuna de Minas

Fechar Modal
O MUNDO VAI ACABAR EM 2027
O MUNDO VAI ACABAR EM 2027
É o que diz pesquisador
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas