Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas

Especialistas alertam sobre risco em usar caixa eletrônico nesses dias

Por Leticia Florenço
15/06/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Caixa Eletrônico - Reprodução/Unsplash

Caixa Eletrônico - Reprodução/Unsplash

Share on FacebookShare on Twitter

Você sabia que sacar dinheiro no caixa eletrônico pode ser arriscado dependendo do dia do mês? Embora pareça uma ação simples e rotineira, especialistas em segurança bancária estão soando o alerta sobre um aumento preocupante nos golpes aplicados contra correntistas justamente em dias estratégicos.

De sexta-feira a domingo, os bancos estão fechados, reduzindo o suporte imediato para clientes que tenham seus cartões retidos, clonados ou que sofram qualquer outro tipo de fraude. Esse intervalo é usado pelos criminosos para agir sem pressa e sem serem interrompidos.

Com a diminuição da circulação de pessoas e vigilantes, caixas eletrônicos ficam mais vulneráveis à instalação e permanência de dispositivos ilegais por mais tempo. A ausência de fiscalização intensifica a possibilidade de fraude.

Como os criminosos executam as fraudes?

Principais técnicas utilizadas:

  • Skimmers: Dispositivos que copiam os dados da tarja magnética do cartão, instalados na entrada do terminal.
  • Câmeras escondidas: Pequenas câmeras posicionadas estrategicamente para captar a digitação da senha.
  • Teclados falsos: Sobrepostos ao teclado original, captam todas as teclas digitadas.
  • Golpe da retenção do cartão: O cartão fica preso no terminal por uma adulteração, enquanto o golpista se oferece para “ajudar” e assim obtém a senha da vítima.

Esses métodos são bastante sofisticados, e muitos usuários não percebem nenhuma anormalidade, pois os dispositivos são feitos para se integrar visualmente ao equipamento.

Como se proteger

  1. Observe o Caixa Eletrônico: Antes de usar, confira se há algo estranho no terminal, partes desalinhadas, teclados ou leitores com aparência diferente podem indicar fraude.
  2. Cubra o teclado ao digitar a senha: Use a outra mão para proteger a digitação, evitando que câmeras escondidas capturem sua senha.
  3. Prefira terminais em locais seguros: Caixas dentro de agências, shoppings e locais com vigilância são menos suscetíveis a fraudes.
  4. Evite dias críticos para saques: Sempre que possível, antecipe ou postergue os saques para evitar os dias de maior risco (início do mês, fins de semana e feriados).
  5. Desconfie de estranhos oferecendo ajuda: Nunca aceite auxílio de desconhecidos nos terminais, mesmo que pareçam prestativos.
  6. Monitore seu extrato regularmente: Verifique as movimentações bancárias para identificar qualquer transação suspeita e acione o banco imediatamente.
  7. Ative notificações no celular: Aplicativos bancários geralmente permitem receber alertas em tempo real para saques e transferências, facilitando a rápida ação em caso de fraude.

A crescente incidência desses golpes gera perdas financeiras diretas para as vítimas e aumenta os custos operacionais para as instituições bancárias, que precisam aprimorar suas tecnologias de segurança e atendimento. Além disso, a sensação de insegurança afeta a confiança dos usuários no sistema bancário.

Conhecer os dias e situações de maior risco, entender os métodos utilizados por golpistas e adotar medidas de prevenção são passos essenciais para proteger seu patrimônio.

Leticia Florenço

Leticia Florenço

Filha da Terra da Luz, jornalista pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Próximo post
Dinheiro - Reprodução/iStock

Salários acima de R$ 3 mil apenas com curso técnico; saiba como

Confira!

Carteira de Trabalho - Reprodução/iStock

Prestadores de serviço de prefeitura são demitidos sem direitos trabalhistas

16/06/2025
Pesquisa mostra se comer doce aumenta desejo de açúcar

Pesquisa mostra se comer doce aumenta desejo de açúcar

16/06/2025
Mauro Cid - Reprodução

Mauro Cid teria mentido ao STF durante o interrogatório

16/06/2025
  • Contato

OVicio

Fechar Modal
BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA
BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA
Tome muito cuidado!
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

OVicio