Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

O que diz a Cacau Show sobre acusação de ser uma seita?

Por Jeferson da Rosa
05/06/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
O que diz a Cacau Show sobre acusação de ser uma seita? - Imagem: Divulgação/Cacau Show

O que diz a Cacau Show sobre acusação de ser uma seita? - Imagem: Divulgação/Cacau Show

Na última semana, a Cacau Show — tradicional rede de lojas de chocolates — tornou-se alvo de duras críticas nas redes sociais, após relatos polêmicos virem à tona por meio de franqueados e ex-funcionários.

Enquanto donos de franquias apontam práticas comerciais abusivas e cobrança de taxas controversas, ex-colaboradores da sede da empresa descrevem a existência de supostos rituais conduzidos pelo fundador e CEO, Alexandre Costa, que, segundo os denunciantes, teriam características semelhantes às de seitas.

O cenário desencadeou uma enxurrada de denúncias e publicações em perfis como o “Doce Amargura”, voltado a reunir queixas de pessoas ligadas à marca.

Diante da crescente repercussão, a Cacau Show divulgou uma nota pública, mas sem fornecer esclarecimentos pontuais sobre as acusações mais graves.

O que diz a Cacau Show sobre acusação de ser uma seita?

No comunicado publicado nas redes sociais, a empresa classificou os relatos em circulação como “publicações inverídicas” e afirmou estar sendo alvo de ataques que distorcem sua cultura e valores.

A nota, assinada em conjunto com o CEO, defende que a empresa foi construída com base em integridade, confiança e respeito.

Em relação às críticas sobre práticas espirituais, a Cacau Show afirmou que a chamada “vivência do cacau” é uma experiência sensorial não obrigatória, com uso de licor de cacau sem álcool, e que busca celebrar a essência da matéria-prima da marca.

Já sobre a oração “Pai Nosso”, mencionada como parte dos encontros internos, a empresa garantiu que trata-se de uma atividade opcional e que respeita todas as crenças religiosas.

Relatos de franqueados e ex-funcionários da Cacau Show revelam situação

Por outro lado, os relatos dos envolvidos traçam um quadro mais alarmante. Ex-funcionários relataram que, em determinados dias, eram convocados a participar de encontros em ambientes escuros, com velas e cânticos, conduzidos pessoalmente por Alê Costa.

A presença, segundo eles, não era opcional como afirma a Cacau Show, e os participantes deveriam seguir um código de vestimenta específico — como usar roupas brancas e entrar descalços.

Franqueados, por sua vez, denunciaram o que consideram imposições comerciais injustas. Um dos principais alvos de críticas é a chamada “taxa do cacau”, que teria sido implementada sem respaldo contratual.

Além disso, alegam que recebem mercadorias não solicitadas, muitas com validade próxima ao vencimento, e que enfrentam dificuldades para recusar ou devolver esses produtos.

Mesmo com o posicionamento público, os questionamentos continuam sem respostas diretas já que a nota da Cacau Show não respondeu nenhuma das acusações sérias dos ex-funcionários e dos franqueados, atendo-se apenas aos boatos sobre práticas de seita, e por isso o debate segue ativo nas redes.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Regras proíbem comercialização de petróleo achado em terreno rural do Ceará

Gigantes do petróleo podem temer criação brasileira com água

Confira!

Caneta emagrecedora - Reprodução/Unsplash/Sweet Life

Nova caneta emagrecedora brasileira chega ao mercado ainda no segundo semestre de 2026

29/05/2026
El Niño

Europa enfrenta onda de calor em nível de emergência e a ONU diz que o planeta mandou um recado brutal

29/05/2026
conta de luz

Não é a geladeira: este aparelho esquecido na tomada é o maior vilão da conta de luz

29/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas