A Uber anunciou uma parceria estratégica com o iFood, que permitirá que os usuários acessem os serviços de ambas as empresas diretamente de um único aplicativo.
A novidade, que começa a ser implementada no segundo semestre de 2025 em algumas cidades brasileiras, faz parte da estratégia global da Uber de se posicionar como uma plataforma de múltiplos serviços, deixando de lado operações que não fazem parte de sua atividade principal.
Vale mencionar que essa decisão ocorre poucos dias após o comunicado de que a empresa irá encerrar a aba de mercado no Brasil a partir de 16 de junho. Com isso, a companhia reforça seu foco no transporte de passageiros e no envio de objetos, deixando o delivery de mercado para parceiros como o próprio iFood.
Uber aposta em parcerias
É importante mencionar que essa não é a primeira vez que a Uber desativa serviços para concentrar esforços no que considera seu core business. Desde 2020, a empresa já encerrou operações de patinetes no Brasil, além do Uber Eats, descontinuado em 2022 no país.
Dessa forma, a nova parceria com o iFood sela, definitivamente, a saída da Uber do setor de delivery de alimentos no Brasil.
Outro detalhe importante é que, embora a integração dos aplicativos permita acessar os serviços de entrega e transporte em um só lugar, os programas de assinatura, Uber One e Clube iFood, seguem, por enquanto, sem integração. As empresas, no entanto, não descartam explorar iniciativas conjuntas no futuro.
Além disso, a estratégia da Uber tem sido replicada em outros segmentos. A companhia mantém, desde 2023, uma parceria com a Tembici para aluguel de bicicletas e, mais recentemente, com a Viação Mimo, oferecendo ônibus fretados entre São Paulo e Guarulhos.
Parceria reflete mudança no mercado
Sendo assim, a parceria entre Uber e iFood reflete tanto a transformação da própria empresa quanto o cenário cada vez mais competitivo no setor de entregas no Brasil. Isso porque outros players, como o 99, que relançou sua plataforma de delivery, e a chinesa Meituan, que traz ao país o aplicativo Keeta, estão aquecendo a disputa por espaço no mercado.
Com essa mudança, a Uber reforça seu posicionamento como um marketplace de serviços voltados para mobilidade e conveniência, deixando claro que sua missão é conectar pessoas a qualquer coisa que elas precisem, mas sem necessariamente operar diretamente esses serviços.
Dessa forma, a meta agora é ser uma plataforma para “ir a qualquer lugar e conseguir qualquer coisa”, conceito defendido globalmente pela empresa.