A discussão comer e beber água ao mesmo tempo costuma revelar algumas crenças populares, inclusive a ideia de que, ao beber água enquanto se alimenta ajuda a engordar. Entretanto, alguns especialistas dizem que isso é um mito. A água, por si só, não é capaz de mudar o peso de uma pessoa. O que costuma acontecer é que beber água em muita quantidade pode causar desidratação e dificultar a digestão.
Isso acontece porque a água em grande quantidade faz com que o líquido gástrico se dissolva, aumentando o tempo da digestão e, consequentemente, o tempo que o alimento fica parado no estômago. Como resultado, pode ocorrer alguns sintomas, como falta de ar, refluxo e distensão abdominal, fazendo parecer que a pessoa engordou, quando ela está inchada.
Dessa forma, vale reforçar que o verdadeiro problema está nos refrigerantes e das bebidas aromatizadas. Isso porque esse tipo de bebida costuma ter uma grande quantidade de açúcar, aumentando as calorias e fazendo a pessoa engordar.
Beber água aumenta as calorias ácidas?
Além das bebidas cheias de açúcar, especialistas alertam para a ingestão de chá verde, chá preto e erva mate, devido a alta quantidade de cafeína. Essas substâncias também dificultam a absorção de nutrientes como cálcio, por isso é melhor evitá-las durante a refeição.
Além disso, uma dica saudável para quem busca melhorar a digestão é o consumo de abacaxi, uma fruta que facilita esse processo. Isabel compartilha ainda uma receita de chá de casca de abacaxi com gengibre ou canela, que pode ser consumido quente ou gelado, como uma opção refrescante e saudável.
Dessa forma, vale reforçar que beber água durante as refeições não engorda e que essa ideia não passa de um mito popular. Entretanto o equilíbrio e a escolha consciente das bebidas fazem toda a diferença para a saúde e a manutenção do peso.