Embora existam alguns conceitos errados sobre as doenças gengivais, os especialistas confirmam que as gengivas não sobrevivem aos sete anos no corpo que muitas pessoas acreditam. Na verdade, a goma mascada passa pelo trato gastrointestinal e é excretada naturalmente nas fezes, desde que esteja na quantidade certa e em um organismo saudável.
A ideia de que o chiclete pode durar anos no corpo pode ter surgido para evitar que as crianças o engolissem, especula Simon Travis, professor de gastroenterologia da universidade. De Oxford.
Apesar de parecer algo inofensivo para a maioria das pessoas, comer muito checlete, como mais de 3 por dia, pode causar uma série de problemas digestivo, principalmente nas crianças.
Quando é perigoso engolir um chiclete?
Embora a maioria das pessoas consiga engolir chiclete sem problemas, certas condições de saúde podem piorar o problema. Um bom exemplo são os pacientes com condições como a doença de Crohn. Essa doença costuma causar inflamação e estreitamento da parede intestinal, por isso, caso o paciente engula o chiclete, pode correr risco de complicações.
Além disso, mascar chiclete pode causar problema para as pessoas com problema de motilidade, ou seja, quando o estômago ou o cólon não conseguem se mexer direito, ou ainda quando a pessoa têm uma função reduzida do sistema digestivo.
Sendo assim, caso você tenha dores abdominais ou tenha ingerido grande quantidade de chiclete, é recomendado procurar tratamento de emergência, principalmente se houver suspeita de obstrução intestinal.
Para a população em geral, mascar chicletes ocasionalmente não representa risco à saúde. No entanto, é importante evitar o uso excessivo, especialmente em crianças, que podem engolir grandes quantidades de medicamentos sem perceberem os perigos.
Embora a ciência tenha encoberto o problema, a melhor abordagem é continuar a remover a carne com cuidado e regularidade. Afinal, embora não haja nada de terrível em mascar chiclete, é sempre uma atitude sábia evitar o hábito.