A partir do dia 22 de abril, próxima terça-feira, estarão abertas as inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O programa foi criado com o propósito de enfrentar as desigualdades no acesso à educação e promover maior inclusão de estudantes de grupos socialmente vulneráveis. A CPOP visa, sobretudo, ampliar a presença de pessoas negras, indígenas e com deficiência nas universidades brasileiras, fortalecendo a diversidade e a equidade no ambiente acadêmico.
Cursinhos populares
A ação tem como meta selecionar 130 cursinhos gratuitos voltados à preparação de estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros processos seletivos de acesso ao ensino superior. O edital da Chamada Pública nº 1/2025 foi divulgado no dia 15 de abril, no site da Fiocruz.
As inscrições devem ser realizadas por meio do portal Prosas, com prazo até o dia 6 de maio. A seleção dará preferência às propostas de cursinhos que ainda não recebem nenhum tipo de financiamento, seja ele direto ou indireto. A relação final dos cursinhos contemplados será publicada no portal do MEC no dia 7 de maio.
Foco no ENEM
Para serem selecionadas, as propostas devem estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e abranger os conteúdos exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A carga horária mínima exigida é de 20 horas por semana. Também é obrigatório incluir, nos projetos, ações complementares que estimulem a promoção da saúde, o combate ao racismo e ao capacitismo, além do fortalecimento da cidadania.
Para o biênio 2024-2025, a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) contará com um aporte inicial de R$ 24,8 milhões, recurso que será destinado ao apoio de 130 cursinhos em diversas regiões do país, alcançando até 5.200 alunos. A expectativa é que, até o ano de 2027, o programa receba um investimento acumulado de R$ 99 milhões, permitindo a sustentação de aproximadamente 324 iniciativas populares de preparação para o ingresso no ensino superior.