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Enel decide mudar logomarca em meio a polêmicas

Por Jeferson da Rosa
16/04/2025
Em Mais Tendências, Colunas
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Enel decide mudar logomarca em meio a polêmicas - Imagem: Agência Brasil

Enel decide mudar logomarca em meio a polêmicas - Imagem: Agência Brasil

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Meses após enfrentar duras críticas pela lentidão no restabelecimento de energia em diversas cidades da Grande São Paulo, a Enel anunciou uma reformulação em sua identidade visual.

A mudança ocorre em um momento delicado para a concessionária italiana, que viu sua imagem ser desgastada por uma série de apagões durante o último verão, provocados por chuvas intensas e furtos de cabos, junto a lentidão da empresa para resolver o problema.

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A situação gerou forte reação negativa da população e, segundo pesquisas divulgadas na época, muitos consumidores manifestaram o desejo de que a empresa deixasse o país.

Enel decide mudar logomarca em meio a polêmicas

Em meio a esse cenário, a Enel busca reposicionar sua imagem junto aos brasileiros e passa a adotar uma nova logomarca com as cores verde, amarela e azul, em alusão à bandeira nacional.

A atualização visual da marca começará a ser percebida pelos clientes a partir de maio, quando a nova identidade aparecerá nas contas de luz. Em abril, as faturas já estão sendo usadas para informar os consumidores sobre a mudança.

Segundo a empresa, o processo de transição será gradual e abrangerá não apenas os materiais impressos, mas também as lojas físicas, veículos operacionais, canais digitais e os uniformes das equipes técnicas.

Enel apresenta nova logomarca com cores do Brasil após consumidores e prefeitura de São Paulo pedirem o fim das atividades da empresa italiana no país. – Imagem: Enel/Divulgação

Inicialmente, três unidades presenciais — em Taboão da Serra (SP), São Gonçalo (RJ) e no centro de Fortaleza (CE) — já passarão a exibir a nova identidade. O restante do parque físico e da frota será atualizado progressivamente.

Essa movimentação de imagem ocorre no contexto de um ambicioso plano de investimentos. A Enel anunciou que pretende aplicar R$ 25,3 bilhões no Brasil, entre 2025 e 2027, com foco nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

A promessa é modernizar a rede de distribuição, com ações voltadas à digitalização, automação e reforço na capacidade de resposta em situações críticas.

Enel pode ter concessão prorrogada por mais 30 anos

Apesar dos problemas recentes, a companhia está entre as distribuidoras que poderão ter seus contratos prorrogados por mais 30 anos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou a possibilidade de renovação antecipada, o que inclui a concessão paulista da Enel.

No entanto, a Prefeitura de São Paulo manifestou-se contrária à renovação e estuda medidas judiciais.

A Aneel, por sua vez, ressaltou que ainda há processos abertos de fiscalização que podem influenciar a decisão final sobre a continuidade do contrato.

Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

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