Cães e gatos são rivais naturais e é comum vermos um correndo atrás do outro. Cada um desses animais possuem vantagens únicas que garante certa vantagem ao animal dependendo do contexto. Isso porque, enquanto os cães dominam a corrida de resistência e atingem velocidades impressionais, os gatos possuem uma rapidez de reflexo extraordinária, podendo se livrar rapidamente de um ataque.
Cães costumam ser mais rápidos, mas você sabe porque? Dependendo da raça, os cães conseguem correr uma longa distância, aumentando a velocidade. Em alguns casos, o cachorro pode alcançar impressionantes 65 km/h. Entre as raças mais velosos, o Greyhound é um verdadeiro velocista, tornando-se o grande campeão. Cães desta raça podem correr a uma velocidade de até 72 km/h.
É importante mencionar que a estrutura corporal do animal também influencia nessa velocidade, isso porque a maioria dessas raças já são projetadas para velocidade e resistência. Isso porque eles possuem pernas mais longas, músculos fortes e um coração resistente, tornando os cães em exímios corredores. Isso favorece os cães na perseguição e na competição contra os cães.
Gatos são mestres no reflexo
Os gatos domésticos são realmente mais lentos do que seus equivalente caninos, podendo alcançar uma velocidade máxima de cerca de 48 km/h. Ainda assim, os felinos possuem um reflexo incomparável, com um tempo médio de reação que varia entre 20 e 70 milissegundos. Nesse quesito, os gatos superam os cães, que possuem um reflexo médio que varia de 70 a 80 milissegundos.
Entre as raças de gato doméstico, a mais veloz é o Mau Egípcio, que pode atingir até 48 km/h. Entretanto, se formos incluir os grandes felinos na comparação, os gatos levam a melhor com o guepardo ou o cheetah, o animal terrestre mais rápido do mundo.
Vale mencionar que os felinos selvagens são capazes de atingir uma velocidade de até 120 km/h em um curto período de tempo. Isso faz com que os felinos superem facilmente o raça mais veloz de cães. Mas será que essa é uma competição justa?
Então, quem é mais rápido?
Podemos concluir que se a competição levar em consideração cães e gatos domésticos, os cães levam a melhor no quesito velocidade máxima e resistência, correndo mais rápido e por mais tempo. No entanto, se levarmos em consideração os felinos selvagens, esses saem vitoriosos.
Além disso, vale mencionar que os cães possuem uma vantagem: fora das pistas, mesmo os cais mais velozes, como o Greyhound, são dóceis e adoram o conforto de um sofá; Já os gatos, com toda a sua agilidade e reflexo aguçado, costumam ser mais independentes.