Uma área de baixa pressão atmosférica formada no Paraguai deve se espalhar pelo centro-sul do Brasil nessa semana, entre os dias 24 e 25 de abril, provocando fortes temporais em quatro estados.
O fenômeno será intensificado por um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera e pela formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste.
Chuvas começam nesta quarta
Já nesta quarta-feira (23), o tempo começa a mudar. Temporais são esperados para o oeste de Mato Grosso do Sul. Na quinta-feira (24), a instabilidade se espalha pelo restante do estado e atinge também o Paraná, o norte de Santa Catarina e o estado de São Paulo.
No Paraná e em São Paulo, há risco elevado para a formação de linhas de instabilidade com ventania e granizo. As rajadas de vento podem atingir entre 60 e 80 km/h. A situação exige atenção redobrada, especialmente em áreas abertas, com risco de queda de árvores e danos à rede elétrica.
Na sexta-feira (25), a instabilidade perde força no Sul do país e em Mato Grosso do Sul. Porém, em São Paulo, as chuvas permanecem fortes. A previsão indica acumulados elevados, principalmente nas regiões leste e norte do estado, inclusive na capital paulista.
Alerta para enchentes e deslizamentos
Entre quarta e sexta, o volume de chuva pode causar alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta. Também há risco de queda de galhos e árvores devido aos ventos fortes.