Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas

12 cidades brasileiras não terão mais voos da Azul; entenda

Por Karoline Calumbi
01/02/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Foto: Rafael Luiz Canossa/Wikimedia Commons

Foto: Rafael Luiz Canossa/Wikimedia Commons

Share on FacebookShare on Twitter

A Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão de operações em 12 cidades brasileiras a partir de 10 de março. É importante mencionar que a decisão, motivada por ajustes de demanda, oferta e aumento de custos operacionais, impactará municípios de oito estados, incluindo destinos como Cabo Frio (RJ), Sobral (CE) e Mossoró (RN).

Um detalhe importante, que precisa ser mencionado, é que a medida reflete desafios como a crise global na cadeia de suprimentos, a valorização do dólar e a necessidade de realinhar a frota disponível.

Cidades afetadas e contexto econômico

Vale mencionar que as localidades suspensas variam de 60 mil a 483 mil habitantes, abrangendo rotas regionais estratégicas. Além de Cabo Frio e Sobral, a lista inclui Barreirinhas (MA), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Crateús (CE), Iguatú (CE), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), São Benedito (CE), São Raimundo Nonato (PI) e Mossoró (RN).

Isso porque a empresa busca otimizar operações diante de custos elevados, priorizando rotas com maior fluxo de passageiros.

Outro detalhe importante é que a decisão não se limita às suspensões. A Azul também reformulou voos para Fernando de Noronha (PE), que passam a decolar exclusivamente de Recife (PE) a partir de 3 de março, substituindo a rota anteriormente operada a partir de Natal (RN).

Já os voos para Juazeiro do Norte (CE) serão mantidos apenas a partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), reforçando conexões pré-existentes.

Mudanças na operação da Azul e gera impactos

A Azul destacou ainda ajustes técnicos em outras rotas. Em Caruaru (PE), por exemplo, os voos serão operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade reduzida para nove passageiros. Isso porque a empresa busca adequar a oferta à demanda real, evitando assentos ociosos.

É importante mencionar que a suspensão de voos em cidades menores pode afetar a mobilidade e a economia local, especialmente em regiões dependentes do transporte aéreo para turismo e negócios. Enquanto a Azul não detalhou planos de retomada, a medida reforça tendências do setor, que prioriza rotas mais lucrativas em um cenário de incertezas econômicas.

Apesar dos cortes, a companhia mantém esforços para minimizar impactos. Passageiros das rotas canceladas foram orientados a realocar viagens ou buscar conexões alternativas. Já quem possui passagens compradas para após 10 de março deve entrar em contato com a Azul para reembolsos ou remarcações.

A decisão, embora complexa, ilustra os desafios de equilibrar operações comerciais e acesso regional em um mercado aéreo em transformação.

Karoline Calumbi

Karoline Calumbi

Jornalista pela UFRRJ, universidade da baixada do Rio de Janeiro. Apaixonada pela profissão e dedicada em diariamente informar e entreter os leitores.

Próximo post

Cuidado! Se você fizer uma dessas coisas pode ser suspenso do Bolsa Família

Confira!

Síndrome de Moebius impede bebê de sorrir; entenda o caso - Imagem: Pixabay

Síndrome de Moebius impede bebê de sorrir; entenda o caso

13/06/2025
Comissão investiga rombo bilionário em benefícios do INSS - Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Comissão investiga rombo bilionário em benefícios do INSS

13/06/2025
Nova regra do INSS: como fica quem está perto de se aposentar - Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Nova regra do INSS: como fica quem está perto de se aposentar

13/06/2025
  • Contato

OVicio

Fechar Modal
BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA
BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA
Tome muito cuidado!
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

OVicio