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Marketing e Vendas: como se comportam essas áreas na sua empresa?

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Normalmente observamos que essas duas áreas não têm seu potencial sendo completamente aproveitado dentro da empresa. Seja por uma dificuldade de entendimento do que é papel de cada uma das áreas ou seja pela velha “rixa” entre as áreas de marketing e vendas (aquela história de que o time de vendas não consegue vender mais porque o marketing não entrega ou que o marketing entrega, mas a equipe de vendas não está sendo capaz de converter).

Vamos combinar que, embora cada um tenha o seu papel, na segunda situação todo mundo tem muito a perder e o ideal é um alinhamento entre as áreas né?!

Não por acaso está em alta o termo SMarketing. Você já tinha conhecia esse termo?

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SMarketing

Esse termo vem da junção das palavras em inglês: sales (vendas) e marketing. Nada mais é do que o time de marketing e vendas trabalhando juntos para alcançarem um mesmo objetivo, ou seja, aumentar os ganhos da empresa. Já que existe esse objetivo em comum, é muito importante que haja alinhamento e troca de experiência entre essas áreas.

Reconhecido que as duas áreas são de extrema importância para os objetivos da empresa, as responsabilidades delas, não raramente, são confundidas.

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Embora devam caminhar juntos, marketing e vendas não são a mesma coisa e é preciso ter clareza dos papéis de cada uma dessas áreas para extrair o melhor de cada uma.

 

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Marketing

O marketing pode ajudar a empresa de diversas maneiras, seja aumentando vendas, reforçando os valores e autoridade da marca, educando a audiência, despertando o interesse e se relacionando com potenciais clientes e etc.

E suas responsabilidades que possuem maior interseção com a área de vendas são:

A depender da estratégia e do processo comercial, o marketing deve continuar “ativo”, pois caso esse cliente por algum motivo não prossiga no processo de vendas, ele poderá continuar se relacionando com esse lead e o nutrindo de informações, já em uma outra fase do processo, para que em um momento mais propício ele venha a fechar negócio com a empresa.

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Vendas

Vendas recebe o lead do marketing e possui uma missão diferente, enquanto a do marketing era se relacionar com o potencial cliente e proporcionar uma abertura para negócio, a missão do time de vendas é demonstrar para o potencial cliente os diferenciais e vantagens do produto ou serviço, ou seja, o valor dele, e convencê-los a realizar a compra ou fechar o contrato.

Dessa forma, essas são algumas das responsabilidades do time de vendas dentro desse processo:

 

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Podemos concluir então que a responsabilidade do marketing é chamar a atenção de clientes em potencial, fazer com que reconheçam que nosso produto ou serviço pode atendê-lo e em seguida entregar esse contato para o time de vendas, os mais preparados para realizar a leitura das necessidades desses clientes e demonstrar que a nossa solução é eficaz para suas dores, ficando sob a responsabilidade do time de vendas a abordagem direta com os leads para convertê-los em clientes.

A troca de experiência entre essas áreas é muito benéfica, quando se compartilha informações, percepções e aprendizados extraídos de seu próprio processo, mas que podem contribuir para a melhoria da outra área.

Agora ficam mais claros os limites e interseções entre as duas. Ambas estão em busca de resultados para a empresa e dependem do sucesso uma da outra, tanto que as empresas que já conseguem ter essa clareza em sua equipe têm adotado algumas metas e indicadores comuns entre as áreas para buscar cada vez mais esse senso de colaboração.

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