Ícone do site Tribuna de Minas

Trabalho Remoto: Uma Realidade Que Chegou Para Ficar

Pri
PUBLICIDADE

O modelo de trabalho remoto tem se mostrado uma opção viável e eficiente para muitas empresas e profissionais. Diante da pandemia do coronavírus, muitas organizações se viram obrigadas a adotar o modelo de trabalho remoto para garantir distanciamento social e segurança dos seus colaboradores, mas, com o passar do tempo, percebeu-se que o trabalho remoto trouxe diversos benefícios e caiu no gosto de muitas empresas e profissionais.

Dessa forma, é possível afirmar que o trabalho remoto veio para ficar. Muitas empresas, de diferentes segmentos, continuaram adotando esse modelo mesmo após a pandemia ao perceberem que é possível manter a eficiência, agregar no bem-estar de seus colaboradores e não perder em resultados. No entanto, cabe ressaltar que essa modalidade de trabalho tem suas vantagens e suas desvantagens.

Vantagens do trabalho remoto:

PUBLICIDADE
  1. Flexibilidade de horários: os funcionários podem organizar seu próprio horário de trabalho de acordo com suas necessidades e preferências.
  2. Redução de custos: tanto para os funcionários, que economizam com deslocamento e alimentação, quanto para as empresas, que podem reduzir gastos com aluguel de escritórios e infraestrutura.
  3. Maior concentração e produtividade: muitas pesquisas apontam que os funcionários são mais produtivos trabalhando de casa, sem as distrações e interrupções presentes nos escritórios.
  4. Redução do estresse: o trabalho remoto pode reduzir o estresse causado pelo trânsito, o ambiente de trabalho ou problemas de conciliação entre trabalho e vida pessoal.
  5. Novas possibilidades de trabalho: tornou possível trabalhar em empresas que ficam em outras cidades ou até mesmo fora do país de residência.

Desvantagens do trabalho remoto:

PUBLICIDADE
  1. Dificuldade de comunicação e colaboração: o trabalho remoto pode dificultar a comunicação entre os membros da equipe, prejudicando a colaboração e o trabalho em equipe.
  2. Isolamento social: trabalhar de casa pode levar à solidão e ao sentimento de falta de pertencimento, prejudicando a interação e o relacionamento com os colegas de trabalho.
  3. Dificuldade em separar vida profissional e pessoal: trabalhar em casa pode levar a uma maior dificuldade em estabelecer limites entre trabalho e vida pessoal, resultando em excesso de trabalho e falta de descanso.
  4. Falta de supervisão e controle: a ausência de supervisão direta dos funcionários pode levar a uma menor accountability e comprometimento com prazos e metas estabelecidas.
  5. Dificuldade de gerenciamento do tempo: não ser capaz de ter um bom autogerenciamento do tempo pode acarretar em baixa produtividade.

Algumas dicas de como lidar com os desafios do trabalho remoto:

Trabalho remoto não é simplesmente liberar os colaboradores para trabalhar fora do ambiente físico da empresa, é preciso dar todo o apoio necessário aos colaboradores, investir em tecnologias e práticas que facilitem o trabalho remoto e garantir a comunicação e colaboração entre os membros da equipe. É necessário ensiná-los a lidar com o trabalho remoto, como ser produtivos nesse cenário, além de treinar bem as lideranças na condução desse modelo de trabalho para que seus liderados não se sintam abandonados e sem respaldo. É fundamental que todos sintam que fazem parte da equipe e da empresa como um todo. Esse tipo de trabalho requer organização, disciplina e responsabilidade de todas as partes – empresa e colaboradores.

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile