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Recrutamento e Seleção: Tendências do Mercado em 2024

THULA
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O mercado de trabalho vem apresentando cada vez mais desafios no que diz respeito à competitividade e demanda do mercado versus profissionais preparados. Essa evolução constante exige que os profissionais de RH, em especial da área de Recrutamento e Seleção, acompanhem e se dediquem a transformar estratégias para se adaptar. Para garantir essa vantagem competitiva, é necessário atualizar-se sobre as novas tendências e tecnologias que podem impactar no processo de contratação. Abaixo discutiremos algumas das principais tendências esperadas na área de Recrutamento e Seleção (R&S) no ano de 2024 e como elas podem revolucionar a forma de contratação das organizações.

 

Inteligência Artificial Utilizada nos Sistemas ATS:

Essas soluções tecnológicas são utilizadas para realizar o rastreamento de candidatos e auxiliar os profissionais de recrutamento, automatizando algumas fases do processo seletivo. Esse sistema permite que sejam feitas triagens mais rápidas, comparação do perfil da vaga com o candidato, uso de palavras-chave para busca assertiva, criação de banco de talentos, entre outras funcionalidades que agilizam o processo. Tais sistemas já utilizam a IA em sua base e, com o avanço dessa tecnologia, a tendência é que se tornem ainda mais automatizados. Isso tornará os processos cada vez mais ágeis, permitindo que os recrutadores possam focar nos aspectos estratégicos e na análise comportamental.

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Gamificação no Processo Seletivo:

A gamificação já vem sendo utilizada em processos há algum tempo, mas em 2024, essa estratégia pode se tornar ainda mais popular. A utilização de jogos e desafios pode permitir que os candidatos demonstrem habilidades e competências de forma lúdica e atraente. Isso possibilita uma melhor análise do perfil dos candidatos e maior assertividade na contratação. Seguem alguns exemplos de gamificação que podem trazer resultados positivos no resultado do processo seletivo: testes de habilidades através de jogos interativos, simulações realistas de situações de trabalho, uso de jogos colaborativos para avaliar a capacidade dos candidatos de trabalhar em equipe e solucionar problemas em conjunto ou até recrutamento ativo, com o uso de jogos para atração dos candidatos mais adequados. O uso dessas técnicas proporciona uma análise aprimorada do perfil dos candidatos e maior assertividade na contratação.

 

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Recrutamento Diversificado e Inclusivo:

A diversidade e a inclusão têm sido pautas muito discutidas nos últimos anos e em 2024 elas serão ainda mais cruciais. As empresas estarão mais conscientes da importância da diversidade nas equipes e buscarão ativamente candidatos de diferentes gêneros, etnias, idades e origens. Além disso, serão implementadas políticas de inclusão para garantir que todos os colaboradores tenham as mesmas oportunidades.

 

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Employer Branding:

Em um mercado altamente competitivo, construir e manter uma boa imagem da empresa é essencial. O employer branding visa melhorar a percepção dos candidatos e do mercado sobre uma empresa como empregadora. O uso dessa técnica possibilita encontrar candidatos mais qualificados e aderentes ao perfil da empresa. Ele também gera fidelização dos funcionários e, se atrelado a outras políticas internas, redução de turnover.

A empresa que voltar a atenção para esses pontos, reforça a imagem da empresa, a diversidade e a inclusão, promovendo o engajamento interno. O recrutamento e seleção são áreas que continuam evoluindo rapidamente para se adaptar às novas demandas e tecnologias do mercado de trabalho, portanto, é fundamental que as organizações estejam preparadas e sejam proativas na adoção dessas tendências, visando a contratação de profissionais qualificados, a construção de equipes diversificadas e a contribuição para um mercado de trabalho mais inclusivo e inovador.

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