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Cultura Organizacional: A Importância dos Agentes

NAYENE
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“A única coisa realmente importante que um líder faz é criar e administrar a cultura de sua organização. Se você não administrar a cultura de sua organização, ela vai te administrar e você não vai nem perceber isso acontecer…”.

Essa frase é de Edgar Schein, uma das maiores referências em estudos sobre cultura organizacional.

 

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De um jeito simples, cultura é o que acontece quando você – líder, gestor, empresário – não está presente no ambiente. São os comportamentos, valores, direcionamentos éticos que o seu time manifesta no dia a dia. É a essência comportamental que direciona as ações do seu negócio.

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Toda empresa tem sua cultura estabelecida, seja ela positiva ou não. Geralmente, encontramos os dois polos em todas as culturas. E cabe à gestão identificar os pontos nocivos e trabalhar para neutralizá-los. Além de identificar quais comportamentos e diretrizes importantes ainda não fazem parte da cultura e trabalhar para inseri-los.

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A cultura geralmente nasce dos valores do fundador, muito baseado em seus valores pessoais, história de vida e propósitos na criação do negócio. E os maiores agentes de transformação e disseminação são a liderança. 

 

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Valores presentes somente em quadros de parede ou em manifestos no site certamente gerarão frustração. O que gera engajamento e constrói uma cultura forte são os exemplos. É a postura e vivência diária da liderança que demonstrará as regras do jogo.

 

Para você, gestor e empresário que compreende a importância desse tema, trago alguns pontos sensíveis que merecem a sua atenção:

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  1. Invista no desenvolvimento e engajamento do seu time de líderes. Sem uma liderança coesa e ativa sobre esse tema, a cultura desejada jamais descerá a todas as camadas do time. Líderes influentes e inspiracionais são capazes de impulsionar a cultura, tornando-a o maior diferencial competitivo do seu negócio. Afinal, tudo é copiável: seu produto, serviço, seus processos. O único elemento não copiável de um negócio é sua cultura. Mas para gerar essa transformação sua liderança precisa estar treinada, com as habilidades de gestão de pessoas bem desenvolvidas e com total sinergia com os propósitos do negócio.

 

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  1. Valorize o fit cultural ao realizar contratações. Ainda é bastante comum líderes que prezam pela capacitação técnica em detrimento aos comportamentos e valores do profissional.  O nível de fit cultural de um candidato com o seu negócio será decisivo na adaptação e criação de senso de pertencimento. Com a cultura naturalmente alinhada sobra mais tempo para os líderes focarem no desenvolvimento de outras competências relevantes.

 

  1. Viver a cultura exige sacrifícios. Esteja preparado para, por exemplo, demitir seu vendedor com maiores resultados por ele não se adequar às diretrizes, normas e valores do negócio. Mesmo que ele seja excelente tecnicamente, a cultura não pode ser algo negociável. Fechar os olhos para ações nocivas pode gerar descredibilidade da cultura e da sua posição enquanto líder.

 

Os Programas de Desenvolvimento de Liderança realizados pelo Grupo Larch, sempre iniciam com um diagnóstico completo que nos permite compreender a cultura geral da companhia, com foco especial na cultura de liderança. Dessa forma somos assertivos ao propor temas de desenvolvimento alinhados a essa cultura, buscando garantir que os líderes se desenvolvam nos valores inegociáveis para o negócio, além de conseguirem também desenvolver suas equipes. Ou seja, verdadeiros agentes de uma transformação cultural.

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