MODELO_AUDIENCELABS
  • Tribuna de Minas
  • Mais Tendências
  • Dinheiro
  • Esportes
  • Economia
  • Cidadania
  • Contato
MODELO_AUDIENCELABS
Sem resultados
Ver todos os resultados
MODELO_AUDIENCELABS
Sem resultados
Ver todos os resultados

Modelo remoto do INSS é questionado pelo governo federal

Por Jeferson Carvalho
30/10/2025
Modelo remoto do INSS é questionado pelo governo federal - Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Modelo remoto do INSS é questionado pelo governo federal - Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Atualmente, quase metade dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trabalha em regime de teletrabalho, seja ele total ou parcial.

Essa configuração, implantada de forma acelerada durante a pandemia de Covid-19, agora passa por um processo de reavaliação por parte do governo federal.

O Ministério da Previdência e a direção do INSS querem revisar esse modelo, com o objetivo de aumentar a produtividade interna e, sobretudo, melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos segurados em todo o país.

Modelo remoto do INSS é questionado pelo governo federal

Informação importante

Beneficiários com NIS final 8 estão sendo convocados pela Caixa Econômica Federal🏦

Confira o que fazer para receber o benefício
Saiba mais
X

Beneficiários com NIS final 8 estão sendo convocados pela Caixa Econômica Federal🏦

Saiba mais

Mesmo após o fim da emergência sanitária, a maior parte das agências do INSS segue com atendimento ao público bastante limitado.

Em maio de 2025, cerca de 70% das unidades funcionavam sem a presença física de servidores, com apenas serviços básicos mantidos por estagiários, vigilantes e terceirizados.

Essa ausência de atendimento direto tem, segundo o governo, aberto espaço para uma crescente atuação de intermediários, como escritórios de advocacia e despachantes, que passaram a cobrar dos segurados por serviços que, originalmente, deveriam ser oferecidos gratuitamente pelo Estado.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., reconhece que parte desse problema se deve ao distanciamento entre o órgão e a população.

Ele defende que o primeiro contato entre o segurado e o sistema previdenciário volte a acontecer nas agências, especialmente em casos em que o cidadão não compreende os documentos exigidos ou enfrenta dificuldades com plataformas digitais.

A proposta não é retomar as longas filas do passado, mas oferecer uma estrutura mais acessível e acolhedora.

Muitos funcionários do INSS nunca pisaram em uma agência

O Ministério da Previdência também alerta para outro efeito colateral do trabalho remoto: a perda de vínculo institucional de novos servidores, muitos dos quais nunca sequer estiveram fisicamente em uma agência.

Essa desconexão com o cotidiano do INSS pode, na visão do governo, comprometer a identidade funcional e a eficiência do serviço prestado.

As mudanças, no entanto, devem ocorrer de forma gradual. Além da resistência de parte dos servidores, há limitações orçamentárias e de infraestrutura.

Muitas agências carecem de equipamentos adequados, e a volta ao presencial depende de reformas e modernização. Estão sendo testadas soluções híbridas, como agências com autoatendimento assistido e projetos-piloto em algumas capitais.

O teletrabalho, especialmente para quem atua apenas na análise de documentos, deve ser mantido em parte, mas com novas métricas para mensurar a produtividade com mais precisão.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Caro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Jeferson Carvalho

Jeferson Carvalho

Jornalista apaixonado pela profissão!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados

Confira!

Quer um 14º salário? Veja quanto investir por mês para alcançar essa meta - Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quer um 14º salário? Veja quanto investir por mês para alcançar essa meta

01/12/2025
Quem ganha até R$ 5 mil fica livre do IR a partir desta data - Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil

Quem ganha até R$ 5 mil fica livre do IR a partir desta data

01/12/2025
Foto: Donald Tong/Pexels

Após acusações de golpes, apresentador retorna à TV pedindo Pix

30/11/2025
Foto: Tómas Rekstad/Unsplash

Nova lei pode redefinir velocidade nas estradas para carros e caminhões

30/11/2025
Foto: Freepik

Diagnóstico de doença prevalente no Brasil coloca habilitação em risco

30/11/2025

Copyright Tribuna de Minas.

  • Contato
  • Política de Privacidade

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Tribuna de Minas
  • Mais Tendências
  • Dinheiro
  • Esportes
  • Economia
  • Cidadania
  • Contato

Tribuna de Minas

Vá para versão mobile