Mesmo após quase três anos desde a maior fraude contábil da Bolsa brasileira, a varejista Americanas ainda parece estar enfrentando dificuldades severas, uma vez que segue buscando alternativas para reduzir despesas.
E dentre as estratégias mais recentes, a empresa negociou descontos nos valores do aluguel de lojas físicas em capitais do Nordeste e do Sudeste, de acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo.
Inclusive, foi confirmado que o fundo imobiliário Max Retail, aceitou reduzir de 41% a 58% o aluguel dos imóveis ocupados pela Americanas nas cidades de Vitória, Belém e Maceió pelo período de um ano, o que deve resultar em uma folga de quase R$ 1,6 milhão no caixa da varejista
Vale destacar que grande parte das receitas do fundo vem justamente da locação de lojas para a rede, e a Max Retail está, inclusive, entre os credores da Americanas. Em nota, o fundo alegou que a iniciativa da renegociação foi motivada justamente por conta das dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa.
Além disso, em seu mais recente relatório gerencial, a Max Retail observou que a Americanas não parece estar fazendo a manutenção adequada dos imóveis, mas não se sabe o quanto isso pesou na decisão do fundo.
Americanas se manifesta sobre negociação de aluguéis
Após a publicação da matéria do jornal O Globo, a Americanas enviou um comunicado ao veículo, no qual alegou que a negociação busca atualizar os aluguéis de acordo com a desvalorização dos pontos comerciais, causada pelo baixo fluxo de consumidores que vem, inclusive, afetando outros estabelecimentos.
A varejista também informou que apenas 5 de suas 1,5 mil lojas físicas pertencem ao fundo Max Capital. E com relação às manutenções mencionadas, a Americanas afirmou que são obras estruturais de responsabilidade do proprietário, já registradas em aditivo contratual.
Por fim, a empresa garantiu que está cumprindo rigorosamente o processo de recuperação judicial, destacando que o plano de transformação tem apresentado avanços positivos, com resultados divulgados trimestralmente ao mercado.





