COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Ituiutaba pode adotar transporte gratuito
A Câmara Municipal de Ituiutaba votou e aprovou em 1º turno o projeto “Busão do Povo”, proposto pelo Poder Executivo, que visa implantar a tarifa zero no transporte público municipal. A medida recebeu apoio unânime dos vereadores, com 16 votos a favor e nenhum contrário. O projeto tem como objetivo principal promover a acessibilidade e a mobilidade urbana, beneficiando diretamente os cidadãos que dependem do transporte público para suas atividades diárias. Com a tarifa zero, a expectativa é de que um maior número de pessoas utilize o transporte coletivo, reduzindo o tráfego de veículos particulares e contribuindo para a diminuição da poluição e do congestionamento nas vias urbanas. (Folha da Região – Ituiutaba)
Uberaba cadastra carroceiros e animais
Até o final deste mês, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vai dar início ao trabalho de visita aos carroceiros e de identificação dos cavalos usados nesse tipo de transporte, de tração animal, no Município. A previsão é do secretário da Pasta, Edno César da Silveira, que se reuniu para acertar detalhes sobre essa ação, com o secretário adjunto Vinícius Arcanjo da Silva, com o superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, e com a equipe da vereadora Alessandra Piagem, autora do requerimento que solicita providências do Executivo quanto a esse público. A Secretaria de Defesa Social (SDS) já tem uma lista de carroceiros cadastrados, anteriormente, que serão os primeiros a serem visitados por equipe multiprofissional. (Jornal de Uberaba)
JF analisa Ouvidoria à Pessoa Idosa
Juiz de Fora pode ganhar uma Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa. A criação do órgão é o tema central de um projeto de lei protocolado pelo vereador Julinho Rossignoli (PP), no último dia 28 de junho. O texto tem viés autorizativo e, mesmo se a proposição for transformada em legislação, uma decisão final sobre a implementação da ouvidoria ficaria a cargo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). De acordo com a proposta, que ainda inicia tramitação na Câmara, entre as competências que podem ser atribuídas à Ouvidoria estão: zelar pela defesa dos direitos da pessoa idosa, e receber, analisar e encaminhar denúncias, sugestões e críticas referentes aos direitos da pessoa idosa, inclusive denúncias de violência e discriminação. (Jornal Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Reduto vai exonerar contratados
O Ministério Público de Minas Gerais obteve na Justiça liminar obrigando o munícipio de Reduto, a exonerar, em até 120 dias, os contratados temporários irregulares, a nomear os candidatos aprovados no processo seletivo de 2021 e a cessar imediatamente os desvios de função, sobretudo na Secretaria Municipal de Educação, sob pena de multa diária de mil reais. De acordo com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, desde a homologação do resultado do processo seletivo 2021, foram constatadas várias irregularidades, como a contratação de temporários em vez de nomeação dos aprovados ou de convocação dos classificados no processo seletivo não seguindo a ordem de aprovação. (Diário de Manhuaçu – Manhuaçu)
Samarco faz mutirão da seletiva
A Samarco, por meio da Gerência de Meio Ambiente, promoveu o Mutirão Ecológico e Educação Escoteira, em Santa Rita Durão, distrito de Mariana, em parceria com o poder público, Grupo Escoteiro do município e outras empresas, em junho. Entre as ações, foram realizadas blitz educativa e visitas para informar à população sobre a importância da coleta seletiva na região. Durante a ação, bombonas e galões de água foram entregues para a Escola Municipal Sinhô Machado, além de 24 coletores disponibilizados para a coleta seletiva na instituição. A iniciativa foi realizada em cumprimento à condicionante 13 da Licença de Operação Corretiva, obtida pela Samarco. (O Liberal – Ouro Branco)
Diversão em Cena em Sabará
Mais uma grande atração do programa Diversão em Cena chega a Sabará nesta semana. No domingo, 9, às 16 horas, o palco do Centro Cultural José da Costa Sepúlveda recebe o espetáculo “Lampiãozinho e Maria Bonitinha”, do grupo Cyntilante Produções. O musical infantil homenageia a cultura brasileira, adaptando a história do cangaço ao mundo dos insetos e fazendo alusões a fatos, costumes e curiosidades da cultura nordestina. O espetáculo tem entrada gratuita e classificação etária de 5 anos. Maior programa de formação de público de teatro infantil do país, o Diversão em Cena é promovido pela Fundação ArcelorMittal há 13 anos e leva a cultura a mais de 60 territórios de todas as regiões brasileiras. (Folha de Sabará – Sabará)