Ícone do site Tribuna de Minas

Isabella Fortuna

Isabella Fortuna Foto: Guilherme Ovídio
Isabella Fortuna Foto: Guilherme Ovídio

Quarentena fora de JF…

PUBLICIDADE

A coluna ouviu alguns leitores que estão fora da cidade, há vários anos ou temporariamente, sobre como tem sido o período da quarentena.

“Orlando, a cidade da magia, encantadora, a mais visitada dos EUA, está sem cor e sem brilho. Nas ruas não há mais fluxo de automóveis, nos mercados é notório a movimentação da população em busca de alimentos e também a falta de alguns suplementos. Como estou longe da família, tudo fica um pouco mais difícil, porém, não se pode perder a esperança. Hoje é só mais uma cidade bonita sem a animação dos turistas. Quando isso tudo passar, tenho certeza que Orlando voltará mais viva do que nunca, pois a esperança nunca morrerá enquanto existirem pessoas para nela acreditar”.
Gabriel Firjam
(‘chef’ – Orlando)

“Nestes quase 30 dias de quarentena faço uma profunda reflexão sobre os meus valores e procedimentos na vida pessoal e profissional. Forçado pela pandemia, fui obrigado a marcar um encontro comigo e comparecer. E sinto que terei de conviver comigo por mais um longo tempo. É penoso, porque estou sem poder abraçar os amigos e fazer o ‘network’. Retido na “caverna de Platão” temo achar que as sombras/imagens, que aparecem projetadas nas paredes do fundo da “caverna/casa” são a realidade, que só vejo agora enviada pela tevê e redes sociais. Mas é bom trabalhar no famoso ‘home office’, ler, ouvir música, fazer ginástica e degustar meus vinhos, sem me preocupar com volante. E mais: meu carro não está jogando CO2 no ar, afinal, vejo que preciso de muito pouco para viver… Surpreendentemente. E espero sair da “prisão” melhor do que entrei. Sinto falta mesmo é da liberdade!”.
João Carlos Amaral
(jornalista – Belo Horizonte)

PUBLICIDADE

“Acordo às 5h30 para correr aqui no condomínio Cidade Jardim. Depois faço exercícios funcionais e alongamento. Tento me adaptar no que eu posso, pelo menos para me manter em movimento. Após assistir aos noticiários da tevê, leio jornal e faço almoço à base de proteínas, carboidratos bons e verduras. E como sempre venho fazendo, cuidando do fortalecimento da minha imunidade com orientações de uma nutricionista, uma nutróloga e uma dermatologista. Tudo isso trabalha a autoestima que nesses momentos difíceis dá um bom suporte. À tarde, vou para o computador responder e- mails e fazer algumas pautas de clientes na área de nutrição e saúde. Também faço cursos na área de marketing digital e de inglês (da UFRJ), que a professora envia os exercícios e discute as dificuldades dos alunos pelo WatsApp… Ainda vejo filmes, palestras pelo YouTube e também tenho o meu momento de oração”.
Jane Marinho
(jornalista – Rio de Janeiro)

“Aqui em Barcelona está tudo muito diferente. É uma situação que nunca vivenciei e espero não passar por ela novamente. Neste período, faço as atividades que o clube nos orienta e me dedico à pós-graduação. Então os meus dias estão bem ocupados. A polícia e o exército estão multando as pessoas que saem de casa sem necessidade. Só é permitido ir ao supermercado e farmácia. Além disso, temos que manter distância das pessoas e usar luvas e máscaras. Já são quatro semanas de quarentena, saindo somente para o necessário”.
Thiagus Petrus
(jogador de handebol – Barcelona/Espanha)

“Eu e minha mulher Thelma Valverde, com nossos filhos, estamos de quarentena em São Paulo. Montamos um escritório em casa e realizamos as reuniões por videoconferência. Decidimos não demitir nenhum dos funcionários e pedimos a eles que mantenham o ecossistema ao seu redor em funcionamento, já que não tiveram seus pagamentos reduzidos. As crianças também estão cumprindo as tarefas passadas pela escola. Fora isso, assistimos filmes, cozinhamos e limpamos a casa, todos juntos”.
Samir Iásbeck
(fundador do Qranio – São Paulo)

PUBLICIDADE

“Estamos cumprindo as orientações para ficar em casa. Aproveitando esse tempo para estudar, conversar e ficar com os filhos, pois durante muito tempo fiquei muito longe deles. Agora estamos com tempo de curtir a família ao máximo. Temos que nos cuidar e cuidar dos outros, seguindo em frente nessa luta”.
Giovane Gávio
(técnico de voleibol – Rio de Janeiro)

“De quarentena há um mês, só saímos para ir ao mercado e farmácia. As crianças têm aulas ‘on-line’ ao vivo todos os dias, de manhã e à tarde, incluindo o balé. É confuso, mas tem funcionado e elas nem se dão conta. Estão felizes. Meu marido Matt continua na linha de frente nos hospitais em Nova York. A situação é muito triste, e a cada dia parece piorar, embora a maioria das pessoas esteja em casa. Segundo as notícias aqui, a curva está achatando desde sexta-feira. Esperamos que seja verdade e que o número de mortes diminua. A tensão é muito grande. Espero que estejam todos bem e saudáveis aí, e que isso passe!”.
Sílvia Cruz Pierce
(dentista – Nova York)

PUBLICIDADE

————————————————————————————————————————————————————————–

Encontro com CR
Nesta segunda-feira, o presidente da Santa Casa, Renato Vilella Loures é o convidado para um bate-papo em videoconferência no “Encontro com CR”, na TMTV. Ele destaca que o hospital desde o início da pandemia se preparou para atender os pacientes da Covid-19: “criamos um ambulatório de emergência, com consultórios separados. Além disso, temos dez leitos de CTI e de Unidade de Terapia Intensiva, oitos leitos de isolamentos, uma enfermaria, ventiladores e todos os equipamentos de proteção individual (EPI)”. Sobre o isolamento social, Renato Loures alerta que é bom “tomar muito cuidado com esse isolamento total. Devemos evitar aglomerações, separar o grupo de risco, mas o isolamento total é criticável. Na cidade teremos 45 dias de isolamento e não sabemos qual será o resultado para a economia”.

Destaque de JF
Treinador da SaudePerformance, o premiado atleta Marcos Halllack foi nomeado embaixador da ferramenta ‘online’ Training Peaks, uma das mais utilizadas no mundo.

PUBLICIDADE

Projeto aprovado
A juiz-forana Fernanda Baldioti, do Projeto # Colabora, foi selecionada no Edital de Jornalismo de Educação pela proposta “Vídeos com professores. Sobre como se dá o ensino religioso em escolas públicas do Rio de Janeiro”. A iniciativa é da Associação de Jornalistas de Educação, em parceria com o Itaú Social.

Sobre poesia
Oleg Almeida e Philippe Monneveux publicaram, na Sens Public Magazine, da Université de Montréal, um artigo sobre a poesia brasileira a partir do advento do Modernismo.

Doação em dobro
Diretor da ArcelorMittal, João Henrique postou mensagem nas redes sociais pedindo a participação efetiva de todos em um programa de apoio a Ascomcer, Aban e ao Hospital Misericórdia de Santos Dumont.  Para cada um real doado, a empresa também vai doar mais um real para a entidade.

PUBLICIDADE

Em cima do lance
“Tempo de valorização dos profissionais da saúde”, “Tempo de valorização da educação”, “Tempo de valorização da solidariedade”, “Tempo de valorização da ciência”, “Tempo de valorização do SUS” e “Tempo de valorização da fraternidade” são as frases, acertadas e de muito bom tom, que ilustram os painéis fixos no campus da UFJF.  Pontos para o diretor da Imagem Institucional, professor Márcio Guerra.

#AlémDosRótulos
A Ambev vai doar três milhões de máscaras de proteção facial para profissionais de saúde. O equipamento está sendo produzido a partir de PET reciclado, de guaraná Antarctica, e será doado ao Ministério da Saúde, para distribuição nas unidades hospitalares com maior demanda no Brasil. A quantidade seria o suficiente para atender cada profissional de saúde do país, considerando que existem quase três milhões cadastrados oficialmente no Datasus.

Falou e disse
Do consultor Carlos Ferreirinha sobre o turismo interno, no pós-coronavírus: “o brasileiro vai redescobrir o Brasil”.
Sobre o mercado de luxo, especialmente de moda, ele acha que vai demorar muito para reerguer: “mesmo porque não terá chinês em quantidade na porta das lojas para comprar”.

Toque
“O momento é de renascimento. O momento é de mudança. Então que nesta Páscoa, mais do que religiões, busquemos incessantemente por verdadeiras auto-reedições”
Danielle Antonacci

Voo Livre

Aniversariando, Salete Hallack e Oscar Santos de Abreu. Amanhã é a vez de Waleska Bueno Salgado, Afonso Nunes Júnior, Lara El-Khouri, Eliana Lhama, Michelle Marins, Maria Isabela Rodrigues Dutra, Ronaldo Carvalho Valle, Rejane Ferreira, Georgia Vidal Fabri e Wagner Andrioli.

Dom Gil Moreira celebra missa de Páscoa hoje, às 10h, pelo canal do Youtube “A voz católica”.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude e visite a ALAE, (3215-4628).

Coronarvírus – Cuide-se. Previna-se.

Feliz Páscoa!

Sair da versão mobile