Você já parou para refletir sobre questões como: “Quem eu sou?”, “O que me motiva?”, “Estou vivendo a vida que desejo ter?”.
Seja em qualquer âmbito, pessoal ou profissional, a insatisfação vem da desconexão com nós mesmos, nossa essência e ambições. E tudo isso, tem a ver com propósito.
Hoje, quero falar sobre esse assunto e te mostrar que não há regras ou um passo a passo definido para a busca por sucesso e realizações, esse caminho precisa ser construído respeitando a individualidade, valores e princípios de cada um.
O que é ter um propósito de vida?
Se você for agora no dicionário e procurar pela palavra propósito, encontrará como significado: aquilo que se quer fazer, uma intenção, desígnio.
Eu costumo dizer que propósito é missão de vida, é o que nos dá ânimo para sair da cama todos os dias. Ele está de mãos dadas, caminhando conosco. À frente temos uma visão de futuro, seja de curto, médio ou longo prazo, o propósito é o que está ao nosso lado em todos esses momentos.
Portanto, é o que impulsiona e motiva os nossos objetivos, dando senso de direção e clareza sobre o que queremos. Na prática, está diretamente ligado à função de nos orientar, planejar e tomar decisões com a convicção de que se está no caminho certo.
Nós vivemos e enxergamos o mundo a partir das próprias experiências, ou seja, somos e pensamos diferente. Assim como mudamos com o tempo, a partir do momento em que crescemos e nos desenvolvemos como seres humanos. Por esse motivo, também é muito importante dizer que o propósito é algo muito único e particular, bem como, não é definitivo e nada impede que seja modificado.
Autorrealização e autoconhecimento
O segredo para a autorrealização, como mencionei acima, são os porquês. O motivo pelo qual escolhemos uma carreira, a forma como conduzimos nossas relações e hábitos… Tudo isso diz respeito ao propósito, ou pelo menos deveria.
A felicidade e a plenitude podem estar em formar uma família, conquistar um objetivo profissional, engajar em causas sociais, são muitas as possibilidades e independente de qual seja o caminho, o mais importante é mesmo se conhecer a ponto de saber reconhecê-lo.
Viktor Frankl tem uma frase que diz, “Nós detectamos, em vez de inventar nossas missões na vida”. Afinal, não estamos falando de um objetivo ou uma meta a ser atingida, e sim de algo que temos por essência e que nos permite ter uma postura mais confiante e segura em nossa jornada.
Valores e princípios pessoais
Podemos definir valores como o conjunto de princípios que orientam, guiam e moldam o nosso comportamento e influenciam as nossas condutas e ações, gerando impactos internos e externos, que podem ser positivos ou negativos conforme o contexto ou a escolha no momento.
Os nossos valores são uma construção, algo que vamos moldando ao longo da vida, e que descobrimos a partir do momento em que olhamos para dentro e fazemos questionamentos como:
- O que é importante/prioridade para sua vida?
- O que te inspira e em que acredita?
- O que deixa com raiva?
- Que tipo de comportamento te faz sentir desapontado?
- O que você deseja mudar sobre o mundo ou sobre você mesmo?
- Do que você mais se orgulha?
- Quando você se sente muito feliz?
Outro ponto importante é que nossos valores também sofrem influência do ambiente em que vivemos e daqueles com quem convivemos, por isso, muitas vezes é até comum que tenhamos valores semelhantes aos dos nossos pais ou dos grupos sociais que frequentamos.
E você, consegue ter uma resposta clara se eu te perguntar, o que te motiva a acordar todas as manhãs? Aquilo que te dá sentido de viver e te gera o desejo de levantar para realizar e conquistar objetivos diariamente.
Viver com propósito é conhecer os seus porquês, para não se deixar vencer nas adversidades, ser resiliente e alcançar objetivos de forma mais concreta e segura.