O mercado de trabalho como conhecemos hoje é resultado de muitas transformações ao longo dos últimos anos. E é importante termos o entendimento de que ele não é estático, que não é o mesmo de ontem e nem será o mesmo amanhã, o cenário é de constante evolução.
Todas as grandes transformações e novas perspectivas no mercado de trabalho até agora, são pautadas no avanço e desenvolvimento tecnológico e para o futuro isso virá com cada vez mais potência. Quando o assunto é tecnologia e inovação as possibilidades e projeções são promissoras, vão surgir novas demandas, mercados e consequentemente também novas áreas e profissões.
Pensando no desenvolvimento profissional, por aqui sempre estamos falando sobre as soft skills e a importância do desenvolvimento dessas habilidades comportamentais. Mas hoje, vamos falar sobre as hard skills, e conhecer quais delas serão essenciais para o profissional que deseja se destacar frente às mudanças de mercado que se anunciam em termos de tecnologia e inovação.
O que são as Hard Skills?
As Hard Skills nada mais são que as habilidades técnicas de um profissional. Em outras palavras, é todo conhecimento adquirido, dentre teoria e prática, que nos torna aptos a desenvolver atividades específicas.
Hoje, muito se fala sobre as habilidades comportamentais e sua importância, mas é muito importante a compreensão de que um profissional de sucesso é aquele que equilibra ambas as competências. Uma não anula a outra, técnica e comportamento se complementam.
As Hard Skills dizem respeito a conhecimentos específicos para a realização de atividades profissionais, onde determinado cargo ou função pode ter por essência, competências distintas conectadas a área de atuação.
Vale ressaltar algo fundamental, o conhecimento não é algo estático, não existe começo, meio e fim. O que quero dizer é que esse tipo de habilidade requer atualização constante, desenvolvimento e estudo mesmo depois de uma “formação principal”. Profissionais precisam estar sempre atualizados.
5 Hard Skills requisitadas quando o assunto é tecnologia e inovação
Hoje, fazemos absolutamente de tudo pelo digital, temos um mundo na palma das mãos através do mobile, acessamos informações, fazemos compras, armazenamos arquivos, nos comunicamos, pagamos contas e a lista é extensa, estes são apenas alguns exemplos.
O que quero dizer na verdade, é que tudo isso é resultado de tecnologia e inovação, de como essas transformações impactam nossas vidas, em casa, no trabalho, e todo tipo de comportamento individual e social. Hoje, já vivemos no futuro e os próximos anos já apontam novidades e mudanças ainda maiores, como já falamos aqui do metaverso e como estima-se que a busca pela sua maturidade pautará muita coisa daqui pra frente.
Os profissionais que atuam ou desejam atuar à frente desses desafios, precisam estar de olho em habilidades técnicas que já apontam como essenciais e se fazem requisitadas no campo da inovação e tecnologia. Separei 5 deles para você. Confira!
Blockchain
A Blockchain é uma tecnologia que surgiu primeiramente para atuar com transações das criptomoedas. Mas hoje, diante de toda projeção de desenvolvimento do Metaverso, esse conhecimento demonstra potencial e importância para o registro de transações e rastreamento de ativos no digital, sejam eles bens físicos, ou ativos intangíveis como as próprias criptomoedas e as populares NFTs.
Esses profissionais serão decisivos no Metaverso, visto que a proposta é a de um mundo alternativo, de experiências e ações virtuais.
Computação na nuvem
Dispositivos físicos de armazenamento perdem cada dia mais espaço para a tecnologia em nuvem. Para as empresas, essa é uma solução mais simples e de grande potencial. A habilidade técnica em desenvolver e impulsionar a arquitetura e designer desses sistemas de armazenamento será imprescindível.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial tem um papel importante em aumentar a capacidade da força de trabalho humana, tornando muitas atividades escaláveis. A tendência é que isso se desenvolva cada vez mais e para isso o mercado irá demandar profissionais que dominem o desenvolvimento dessa tecnologia através do aprendizado de máquina e de linguagens.
UX Design
Atrair, convencer, converter e fidelizar clientes é uma tarefa cada vez mais desafiadora. A competitividade é alta e os usuários são cada vez mais exigentes, buscando por produtos e serviços cada vez mais intuitivos. O UX Design vai atuar justamente na criação de produtos mais alinhados aos desejos e necessidades do consumidor, baseando todo o processo de construção e desenvolvimento na experiência do usuário.
Computação Científica
O uso de recursos avançados para o desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina, a aplicação estatística e analítica dos dados, atuação tanto no back-end quanto no front-end, bem como o domínio de programas como Python, Java, etc.
Todas essas competências representam um campo amplo e repleto de possibilidades de crescimento que continuará extremamente requisitado pelo mercado.
Desenvolvendo habilidades técnicas
Conhecimento se adquire através de estudo, portanto essas competências só podem ser desenvolvidas através da compreensão de algo, ou seja, da teoria e aplicação prática.
Um profissional que possui determinada hard skill, ele não apenas entende de uma área ou atividade específica, como ele sabe aplicar esse conhecimento em suas atividades práticas.
Portanto desenvolver essas habilidades e ampliar o conhecimento técnico, é algo que pode ser feito via:
- Graduação, mestrado e/ou doutorado
- Treinamentos, palestras e workshops
- Livros e materiais didáticos
- Cursos de especialização
- Programas de estágio e trainee