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Employer Branding e Comunicação Corporativa: em que ponto essas estratégias se encontram?

young woman with long blonde hair listening african man in blue shirt which using laptop indoor portrait of black and asian office workers talking during conference

Young woman with long blonde hair listening african man in blue shirt which using laptop. Indoor portrait of black and asian office workers talking during conference.

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Muito se ouve falar sobre a importância da relação entre uma marca e seu consumidor, seus clientes, e de fato é indispensável o entendimento das necessidades, desejos e comportamentos de consumo para que uma empresa seja assertiva em seus produtos e serviços, bem como, em sua comunicação. Mas hoje, quero falar sobre o outro lado dessa moeda, sobre outro público também essencial para qualquer marca, o interno.

Mais especificamente, quero falar sobre comunicação corporativa e employer branding. Você já ouviu esses termos? Sabe o que são e seus papéis estratégicos para a reputação e imagem organizacional?

Ambas possuem em comum um ponto: o bem-estar e satisfação dos colaboradores de uma empresa e as consequências positivas disso para ambas as partes. Vamos então entender a comunicação corporativa e o employer branding, o que é possível alcançar com essas estratégias, porque são importantes, em que convergem e como fazem toda a diferença quando o assunto é a atração e retenção de talentos.

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O que é Employer Branding?

Se traduzirmos o termo employer branding para o português, o seu significado é “marca empregadora”, mas é importante que você entenda que não estamos falando aqui, de um posicionamento de marca, mas sim da construção da imagem e reputação de um bom lugar para trabalhar. Ou seja, é uma estratégia fundamental para a atração de talentos.

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No dia a dia de uma empresa, aplicar estratégias de employer branding é ter ações como: plano de carreira para os colaboradores, promover a qualidade de vida no trabalho, fornecer qualificação e desenvolvimento profissional através de treinamentos, dentre outros benefícios e incentivos.

A grande questão aqui, é fazer com que os colaboradores se sintam valorizados como pessoas e profissionais, de forma que isso tenha um impacto direto na sua produtividade, na forma como trabalha e entrega resultados acima da média, bem como, na sua retenção.

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A diferença entre uma organização que aplica o employer branding e outra que nunca se preocupou com isso se torna nítida quando são avaliados índices de satisfação e felicidade no trabalho, produtividade e turnover. Se você conhece pessoas que falam com orgulho sobre trabalhar em determinado lugar, então tenha certeza que são colaboradores de uma empresa que aplica essa estratégia, em busca de atender as expectativas do seu colaborador.

O que elas ganham com isso? Além da retenção de talentos que já mencionamos, o employer branding ajuda empresas na redução de custos com novas contratações, demissões, facilitando e tornando mais assertivos os seus processos seletivos.

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A Comunicação Corporativa e sua importância 

A comunicação corporativa é uma velha conhecida das empresas, mas se engana quem acredita que este é um simples meio de propagar comunicações institucionais. Estamos falando de uma estratégia de relacionamento com o público interno, ou seja, entre empresa e colaborador.

Mais que promover ações a comunicação corporativa visa estimular e engajar os profissionais para que eles se sintam pertencentes e afinados com os valores e propósitos da organização.

Mas porque é tão importante trabalhar essa relação com o público interno? Podemos começar a entender partindo do pressuposto que os colaboradores de uma empresa são os grandes responsáveis pelo o relacionamento com o cliente.

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Na prática, isso indica que um profissional que compartilhe e esteja comprometido com os mesmos propósitos e ideais da empresa, será aquele que terá uma maior produtividade e melhores resultados, propagando sua cultura, produtos e/ou serviços da melhor maneira possível.

Se podemos enumerar os principais benefícios da comunicação corporativa, certamente se destacam: a criação de um bom clima organizacional, integração, motivação e produtividade

Comunicação interna e employer branding são a mesma coisa?

Para responder essa pergunta, precisamos pensar na experiência completa de um profissional com uma empresa, desde o início ao fim, entendendo que o começo de tudo é idealização, o desejo de fazer parte, de tornar-se funcionário.

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Dessa maneira, temos a comunicação corporativa e o employer branding como estratégias distintas, porém complementares. Juntas elas potencializam essa jornada do colaborador.

O employer branding atrai e gera o desejo e como aliada, a comunicação corporativa estreita esse relacionamento, difundindo missão, visão, valores e propósitos, criando afinidades. O que torna tudo um grande ciclo pois, a pessoa que um dia desejou estar ali trabalhando e hoje está, se tornará um defensor da empresa/marca, gerando o mesmo desejo em outros.

Ambos convergem por serem estratégias com o foco em pessoas e suas experiências, e se complementam na promoção de resultados através de imagem, reputação e relacionamento quando falamos de colaboradores reais e potenciais.

Por que investir nessas estratégias?

Seja através do employer branding, da comunicação corporativa, ou da junção perfeita dessas duas estratégias, tudo se justifica a partir do momento que entendemos que o colaborador não é uma figura passiva.

Os profissionais que compõem uma empresa não podem ser vistos simplesmente como executores, pessoas que estão ali para cumprir suas jornadas de trabalho e pronto. As empresas que obtém os melhores resultados, são aquelas que compreendem e agem para que ocorra a simbiose entre seus colaboradores e sua marca, afinando objetivos, alinhando propósito e relacionando-se não em um modelo emissor e receptor, mas colocando esses profissionais como protagonistas da sua história, afinal eles são os principais condutores da sua imagem e reputação  para os clientes e parceiros.

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