Ícone do site Tribuna de Minas

Dá pra confiar no teste de gravidez da farmácia?

pregnant gc9ba4b41b 1920
PUBLICIDADE

Se você já precisou fazer um teste de gravidez, com certeza já teve essa dúvida: dá para confiar em um teste de gravidez de farmácia?

De modo geral, você pode confiar nos testes de gravidez vendidos em farmácia, principalmente quando dão positivo.

PUBLICIDADE

Esse teste detecta na urina a presença de um hormônio (beta-HCG) que só é produzido durante a gestação – em doses bem baixas inicialmente e aumentando conforme a gestação avança. Se o teste deu positivo, é muito provável que esteja certo e que você esteja mesmo grávida. Não há necessidade de fazer mais de um teste, nesse caso.

PUBLICIDADE

Mas quando o resultado é negativo, pode ser que o teste seja de baixa qualidade ou que você esteja numa fase muito inicial da gravidez, quando ainda não é possível detectar esse hormônio. Nesse cenário, se a suspeita de gravidez é grande (por exemplo, se existe atraso menstrual e você está com sintomas), é necessário que o teste definitivo seja feito (o teste de gravidez de sangue, ou beta-HCG).

Existem várias marcas disponíveis na farmácia, que inclusive mostra aproximadamente o tempo de gestação em semanas. Mas não deixe de procurar o seu médico especialista.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile